Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Uma das ferramentas mais básicas de navegação da história, a bússola, voltou ao Google Maps depois de dois anos fora do app. O recurso voltou ao ar na última atualização oficial do aplicativo, a 10.62, para a versão de Android, disponível no Google Play Store.

A função de bússola está disponível no modo de “Navegação” do Google Maps. Funciona assim: uma vez que você ativa uma rota para trafegar, o app entra no modo de computador de bordo. A ferramenta estará no canto superior direito – o terceiro ícone, com a agulha vermelha.

publicidade
Telas do Google Maps demonstrando as duas funções da bússola

Imagem: Reprodução (Google)

Ao selecioná-la, o aplicativo deixa de acompanhar o sentido do celular para entrar num modo de navegação livre. É possível girar e se movimentar livremente pelo mapa, e o ícone continuará apontando para o norte. Ao clicar no ícone outra vez, o Google Maps rotaciona o mapa de volta para o sentido norte. A função, claro, não é nenhuma bússola magnética, mas é legal se você sempre teve curiosidade de saber para qual direção a sua rua aponta, ou coisas assim.

Em uma publicação no blog de suporte do Google, a empresa explica que retirou a bússola do Maps por questões de usabilidade. E de fato, a função parece apenas um excesso, já que o modo de visualização de rotas gira conforme os trechos para acompanhar o usuário. Mas eu posso estar enganado, já que o recurso retornou à pedidos dos usuários.

Curiosamente, a função de bússola no Google Maps só estava indisponível aos usuários do Android. O público que utiliza a versão do app para o iOS nunca teve a remoção da ferramenta.

Via Tom’s Guide

publicidade

Imagem: ArtHouse Studio (Pexels)