A pandemia fez com que muitas empresas acelerassem seus projetos de digitalização. Exemplos mais emblemáticos nesse sentido são aquelas voltadas à educação. Home office também foi incentivado nos segmentos aonde eram possíveis, e mais recentemente opções de lazer e entretenimento implementaram novidades interessantes para evitar contatos desnecessários e aglomerações. Um hotel em São Paulo, por exemplo, está adotando check-in por app.
Se trata do Transamerica São Paulo, que lançou seu app para Android e iOS. Pelo serviço o hóspede confirma não apenas sua estadia, mas também confere cardápios e serviços, evitando assim contato com material impresso geralmente disponível nos quartos.
O app também permite a consulta dos protocolos adotados pela rede, como limitação de horários para uso de ambientes comuns, como piscina, academia, restaurante ou rooftop. Futuramente será liberada a possibilidade de abertura da porta dos quartos do hotel também via app, reduzindo não apenas o contato físico com objetos, como diminuindo a necessidade de sair com uma chave durante viagens.
Disney é outro exemplo de digitalização
A iniciativa lembra o recém-implementado recurso de MagicBands virtuais da Disney em seus parques. Os donos de um iPhone podem fazer check-in nos hotéis da rede sem cartão físico ou apps, pagar ingressos e compras com um identificador virtual que fica registrado na carteira virtual da Maçã. Basta aproximar o celular para pagar.
Novidades como check-in ou abertura de portas em hotéis via app ou celular chegam para diminuir o contato com possíveis focos de contaminação pela Covid-19, mas vale lembrar que um dos maiores esforços nesse sentido deve ser o uso de máscaras aprovadas para evitar aerossóis causados por falas, respiração e espirros, além do distanciamento social.
Vale ainda lembrar que a vacinação nos Estados Unidos evolui a passos largos, com alguns estados retomando uma certa normalidade que permite o uso parcial de instrumentos públicos ou privados de lazer. Por aqui ainda não é bem assim.