Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Inspirada em uma das mais conhecidas personagens dos jogos da franquia Halo, a assistente pessoal Cortana, da Microsoft, está sendo desativada do Android e do iOS. Um aviso da empresa informa que está sendo encerrado o suporte do app para esses sistemas operacionais, como parte de um ajuste em suas áreas de foco de inovação e desenvolvimento.

Na publicação do aviso sobre a desativação da Cortana para iOS e Android, a Microsoft reforça que a ferramenta continua sua evolução como assistente de produtividade. A empresa informa que, a partir do dia 31 de março, o conteúdo da Cortana não funcionará mais no app móvel dos aparelhos com esses sistemas operacionais. Porém, como lembretes, listas e tarefas criadas na assistente são sincronizadas automaticamente com o app Microsoft To Do no Android e no iOS, o usuário pode baixá-las gratuitamente para o seu telefone.

publicidade

Alimentada por inteligência artificial, a assistente pessoal da Microsoft foi lançada em 2014, no mesmo ano em que foi lançada a Alexa, pela Amazon, e três anos após o lançamento da Siri, da Apple, duas de suas rivais mais famosas. A Cortana foi lançada como um ingrediente essencial de um movimento da Microsoft para os futuros sistemas operacionais do Windows Phone, do Xbox One e do próprio Windows.

Mudanças são estudadas desde 2018

Pelo menos, desde de 2018, a Cortana vem sendo questionada sobre sua existência, ou pelo menos vem tendo seu propósito sob o alvo de mudanças. Em 11 de outubro daquele ano, a assistente da Microsoft começou a fazer parte da unidade Office. Para muitos analistas da empresa, essa ação poderia ser compreendida como um sinal da Cortana passando a ser uma ferramenta de produtividade em seu próprio software. Assim, deixaria também de ser uma concorrente da Alexa e da Siri, por exemplo, que estavam ganhando corpo no campo das assistentes pessoais, e da recém chegada Google Assistente.

No final de 2019, a Microsoft tinha anunciado que a assistente pessoal deixaria as lojas de apps Android e iOS já no início de 2020, para os usuários no Reino Unido, Canadá, Austrália, Alemanha, México, China, Espanha e Índia. Na época, um porta-voz da Microsoft afirmou que os planos da empresa eram para a Cortana se tornar uma assistente virtual o mais útil possível, sendo integrada mais profundamente aos aplicativos de produtividade do Microsoft 365. Em julho do ano passado, a empresa reforçou este caminho.

Cortana desativada também no Harman Kardon

Com seu foco sendo cada vez mais para as empresas, a Cortana continuará ativa, por exemplo, no Microsoft 365, na integração no Outlook mobile e, até o momento, para os Estados Unidos, no app móvel Teams. Tudo indica que a assistente da Microsoft inspirada na personagem que oferece informações táticas para os jogadores do universo Halo acabou se transformando com o tempo.

Parte dessa transformação atingiu o Harman Kardon Invoke. O suporte da Cortana está sendo desativado também no alto-falante inteligente. A atualização do firmware começou a ser implantada em todos os dispositivos da marca este mês. Ao fim do processo, o aparelho funcionará apenas como um alto-falante Bluetooth, já que seu acesso ao Wi-Fi via Cortana estará desabilitado.

Via SlashGear e Windows Central