Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Spotify finalmente começou a se mexer para lançar comercialmente seu primeiro plano de música com qualidade Hi-Fi. Nesse mesmo movimento vai a fabricante de caixas de som Sonos, que após resistir por muitos anos, está trazendo um serviço de streaming com essa capacidade para sua linha de dispositivos.

Quem estiver interessado em escutar música com alta-fidelidade sonora através de um produto Sonos poderá assinar o serviço Hi-Fi no app Qobuz, único compatível no momento. Cara, a mensalidade custa US$ 15 (R$ 84 em conversão direta hoje, 24/03) e permite a reprodução do acervo em qualidade de 48kHz 24 bits. Uma solução alternativa é o usuário reproduzir seus próprios arquivos FLAC, saída mais burocrática, porém mais acessível.

publicidade

Tanto o som Hi-Fi do serviço de streaming Qobuz quanto a reprodução local nessa qualidade chegam aos dispositivos da marca através do app Sonos S2. A linha de smart speakers da marca compatível com esse aplicativo está automaticamente qualificada para trabalhar com os arquivos de maior qualidade. Fora dessas condições, o usuário que tentar ouvir música Hi-Fi escutará suas faixas em 16 bits ao invés de 24.

O que é som Hi-Fi

Para quem não sabe, Hi-Fi (High Fidelity ou Alta Fidelidade) é uma tecnologia de som que promove a reprodução de músicas sem compactação, com uma experiência de áudio muito mais próxima daquela que foi concebida com a gravação original em estúdio. Isso permite músicas mais imersivas que são percebidas bem além para os vocais e graves. É importante observar que a reprodução perfeita de arquivos Hi-Fi vai exigir equipamento compatível de ponta a ponta, ou seja, do reprodutor de mídia até o alto-falante.

Tentamos testar o serviço de streaming compatível com aparelhos Sonos, o Qobuz, no Brasil, mas o app — apesar de disponível na Play Store — possui trava regional para o país. Já existem opções mais populares por aqui, como os planos oferecidos por Deezer e Tidal.

Via Digital Trends

publicidade