Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Uma pesquisa do laboratório de segurança digital dfndr lab (assim, em minúsculas) revelou que cerca de 300 mil pessoas já foram enganadas por perfis falsos do Big Brother Brasil, o BBB 21. O levantamento analisou mais de 60 fakes no Facebook, Instagram e Twitter (local onde o assunto circula sem parar), que se passavam por participantes do programa, e podem ter exposto usuários a algum tipo de golpe virtual.

De acordo com a análise, os perfis fazem uso indevido da imagem dos participantes para alcançar um determinado lucro de seguidores e, então, lucrar com a divulgação de publiposts – as propagandas e publicações pagas. Uma vez atingido o número, o dono da conta falsa pode vendê-la a terceiros que, por sua vez, podem transformar o perfil em uma “página legítima” com milhares de seguidores.

publicidade
pesquisa do dfndr lab mostrando os dados sobre perfis falsos no BBB

Imagem: Reprodução (dfndr lab/PSafe)

“Os perfis falsos geralmente são usados para disseminar os mais diversos tipos de golpes, criando supostos sorteios de produtos e serviços e até prometendo falsas transferências de dinheiro pelo PIX”, alerta Emilio Simoni, diretor do dfndr lab. O especialista afirma que, através dessas promoções, os perfis falsos podem adquirir informações pessoais dos seguidores, como número de celular, CPF ou data de nascimento, e aplicar golpes virtuais.

Tiago Leifert lidera perfis falsos do BBB em número de seguidores
perfil falso do Tiago Leifert no Twitter

Imagem: Reprodução (dfndr lab/PSafe)

No levantamento do dfndr lab, o apresentador do BBB, Tiago Leifert, aparece como um dos perfis falsos com maior número de seguidores. O jornalista, que não é muito chegado no Twitter, é vítima de uma conta falsa que interage, cria enquetes e comenta sobre o programa do dia com 236 mil pessoas.

Tentando entrar em contato com o falso Tiago Leifert, descobri que sua conta não recebia mensagens diretas. O perfil que finge ser o apresentador é seguido por contas de outros BBBs e outros famosos, como o jogador Neymar. Suas postagens, que chegam a ter mais de 200 mil curtidas, apresentam construções frasais estranhas para um apresentador da Rede Globo – mas, bem, é o Twitter. Estas contas violam as Políticas de Falsa Identidade da rede social, mas, aparentemente, só são derrubadas mediante denúncia. Ao que parece, até agora ninguém denunciou o falso apresentador.

Imagem: Reprodução/Propmark

publicidade