Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A Nokia disse que bateu o recorde de velocidade 5G com uma conexão de 4,5 gigabits por segundo (Gbps), usando a estrutura da operadora Turk Telecom, na Turquia, usando o espectro mmWave de 26 GHz. Esse é o segundo recorde que a empresa finlandesa diz ter atingido, após ela afirmar, em novembro de 2020, a velocidade de 8 Gbps com a operadora Elisa, da Finlândia. A diferença é que no teste com a Elisa, foram usados dois smartphones de referência da Qualcomm smartphone com 4 Gbps cada, e agora, um único aparelho.

Recorde de velocidade 5G com um único dispositivo
Nokia afirma ter estabelecido novo recorde de velocidade 5g em teste com a Turk Telekom

Divulgação: Turk Telekom

Segundo o release, a Nokia obteve o novo recorde de velocidade 5G ao testar a conexão por meio de uma tecnologia intitulada “5G NR” (5G New Radio), com uma base proprietária AirScale conectada com um smartphone que transferia dados por meio da rede da Turk Telecom em Ancara, capital da Turquia.

publicidade

“Apesar do lançamento do 5G comercial em vários países, testes do 5G ainda desempenham um importante papel no desenvolvimento de redes melhores e mais velozes”, disse Tommi Uitto, presidente das redes móveis da Nokia. “Essa velocidade recorde, atingida juntamente de nosso parceiro de longa data, mostra que estamos constantemente refinando e aprimorando a nossa construção de redes 5G, e isso é graças aos quase 200 testes de 5G, redes de operação e entregas de tecnologia sem fio que fizemos mundialmente”.

Muitos falam, a questão é aferir os resultados

Afirmar ter atingido um recorde de velocidade 5G (ou de qualquer outra conexão de internet, para ser sincero) é algo que praticamente toda operadora faz. O problema é aferir a veracidade da informação passada, considerando que cada empresa conduz seus testes em ambientes especificamente controlados.

Quem vem acompanhando o Vida Celular deve lembrar do dia em que a Samsung fez a mesma afirmação, mas com números maiores. A velocidade atingida por um Galaxy S20+ foi de 5,23 Gbps, usando a tecnologia E-UTRAN New Radio Dual Connectivity (EN-DC), que permite às operadoras móveis aumentarem as velocidades 5G aproveitando uma rede 4G – ou seja, a conexão era um ponto híbrido entre essas duas gerações de velocidade, e não necessariamente um “5G completo”.

Arte conceitual: Nokia afirma ter estabelecido novo recorde de velocidade 5g

Nokia afirma ter conquistado novo recorde de velocidade 5G, mas teste em ambiente controlado pode gerar dúvida (Imagem: IRINA SHI/Shutterstock)

De qualquer forma, o histórico da Nokia no mercado de equipamentos de rede certamente adiciona credibilidade à afirmação da companhia finlandesa, além de abrir mais espaço para pesquisas de implementação do 5G.

publicidade

Via Techradar