Redes sociais, como Facebook e Instagram há muito tempo já viraram um campo minado de anúncios, algo que incomoda muita gente e é alvo de reclamações. Para tentar mudar o cenário, a Gravity, desenvolvedora de Toronto (Canadá), anunciou que irá lançar uma rede social que promete deixar o feed das pessoas mais “feliz”, sem publicidade e sem likes.
O Gravvity é uma rede social que tem como premissa funcionar como uma espécie de chat de mensagens que é também um hub de mídias sociais. Assim, é possível acessar todos os perfis de outras redes a partir de um único app, sem a necessidade de ficar naquela troca incessante entre aplicativos. No entanto, ao invés de mostrar os conteúdos que o algoritmo determina que sejam vistos, ele mostra um conteúdo customizado pelo usuário.
A rede social também promete reduzir o FOMO (acrônimo para Fear of Missing Out) ou “Medo de Ficar de Fora”, pois os feeds serão organizados de forma cronológica e os usuários serão avisados quando alguém fizer um post ou publicar uma foto em outra rede. Para não dizer que não possui nenhum anúncio, o Gravvity permite que qualquer pessoa que opte por ver anúncio possa transformar o feed em uma espécie de outdoor. Esses outdoors serão alugados por anunciantes, que vão compartilhar a receita de publicidade com os usuários.
A ausência de likes é algo que o próprio Facebook andou cogitando. A ideia é tornar redes sociais menos uma competição e mais uma coisa digamos, social.
A previsão de lançamento da rede social é para o dia 21 de abril e para ter acesso ao app é preciso se inscrever no site do próprio Gravvity. Com o seu slogan “desenhado para empoderar”, o Gravvity parece a alternativa perfeita para um mundo cheio de anúncios e exploração de dados, mas resta saber se a premissa irá vingar em um ambiente digital cada vez mais hostil.
Imagem: Pixelkult/Pixabay
Via ZDNet