Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Bem longe de ser um dos navegadores mais populares do mercado, o Opera está fazendo um movimento curioso para fidelizar público no iPhone e iPad: o Opera Touch está mudando de nome para Opera no iOS, e recebendo uma nova interface. A novidade é alardeada pela empresa, que detalhou as (poucas) mudanças já implementadas com essa mudança de nome.

Em seu blog oficial a empresa destaca que a principal mudança envolve a nova interface, mais condizente com a experiência em outras plataformas e com novas cores personalizáveis. O ícone também mudou, se tornando a letra “O” vermelha tão famosa que representa a versão desktop do navegador. O “dial” tão prático do finado Touch permaneceu.

publicidade

Montagem com três telas da nova interface do Opera para iOS

Novo recurso do iOS 14 motivou a mudança do Opera

A atualização de nome e recursos foi liberada com o intuito da companhia fidelizar seus poucos usuários e expandir mais sua penetração no iOS. Desde o ano passado, com o iOS 14, se tornou possível mudar o browser padrão dos iPhones e iPads. O Opera não esconde o desejo de conquistar a preferência dos usuários com sua reestruturação mobile anunciada hoje.

Mesmo assim, além do “dial”, outros recursos interessantes do Opera Touch permaneceram, como o bloqueador nativo de anúncios e o sistema anti pop-up solicitando a instalação de cookies. São duas ferramentas que combinadas diminuem o rastreio por parte de sites, bagunçando assim os algoritmos de personalização de anúncios.

Ainda segundo o Opera, o navegador para iOS receberá mais mudanças significativas além da nova interface para os próximos meses. As palavras da companhia vão de encontro a desejos específicos no ecossistema da Apple, e assim, não parece que liberar essa atualização no Android é algo prioritário para a companhia. Em todo caso, o SO do Google tem como principal navegador o Chrome. Por enquanto parece que o Opera quer mesmo é brigar com o Safari.

publicidade

Via Phone Arena