Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Assistentes virtuais podem ajudar muito a vida do usuário principalmente em processos de automação doméstica. Porém, essas soluções digitais podem divertir também. É o caso da Alexa, que ganhou um game de quizz do UOL para chamar de seu.

“Alexa, jogar Desafio Uol”: é com esse comando que o usuário pode iniciar a experiência de game show diretamente em uma Echo Dot ou mesmo no seu celular, com o app da assistente da Amazon aberto. Por enquanto o formato traz apenas perguntas sobre o maior esporte do Brasil: futebol. Mas a empresa deseja expandir o quiz para mais temas do cotidiano.

publicidade
Como foi

Isto dito, testamos — em nome da ciência — o game do UOL  para Alexa. Seu funcionamento é simples, mas quem gosta de agilidade poderá se frustrar um pouco com os muitos comandos iniciais descritos pelo jogo. Quando ele começa, o usuário será testado com  uma bateria de 15 perguntas. Cada uma delas traz opções que vão de um a quatro. É necessário responder com o número correspondente à resposta correta.

Bastante simples, o jogo começa com questões das quais mesmo quem não é familiarizado com o esporte pode responder, como a quantidade de Copas do Mundo que o Brasil venceu, uma questão sobre quem é a jogadora de futebol feminino mais premiada da história, e quem é o ídolo do futebol argentino. A temperatura começa a subir depois de cinco respostas corretas, quando jogo vai do modo fácil para o médio. Mais para a frente o nível sobre para o difícil.

Sendo assim, uma resposta no nível inicial rende cinco pontos, uma no médio sete, e uma no difícil dez. Há uma colher de chá por nível: se tiver em dúvida, o jogador pode pedir dica, mas é importante usar com sabedoria pois o game do UOL pode fazer a Alexa trazer questões que mesmo experts podem queimar alguns neurônios para acharem a resposta.

Um pouco difícil de “zerar”

Talvez o mais cruel do jogo seja o game over quando se erra uma única pergunta. Se isso acontecer, é necessário jogar desde o começo. Um pouco cruel. Mas a mecânica lembra o Show do Milhão, também disponível na Alexa: neste os recursos adicionais ajudam bem mais a se manter no game, o que não acontece no serviço do UOL na Alexa que só dá uma ferramenta de dica por rodada.

publicidade

Por último, depois que você “zerar” o game poderá retornar todo dia com o mesmo comando para responder a pergunta do dia. Ela não vale pontos para uma jornada regular de gameplay, mas é uma forma de testar seus conhecimentos diariamente. Claro, o jogo pode ser jogado e rejogado quantas vezes você quiser. Só cuidado porque o app da Alexa exige que a tela fique ligada o tempo todo. Isso pode realmente gastar bateria.

Interessantes para os fãs do esporte, o game do UOL deve receber futuramente expansões, com outros desafios via Alexa. Quem sabe a empresa possa também promover alguns ajustes que o torne menos difícil e que aumente o fator de replay. Estamos indo muito a fundo na análise de um jogo de quiz lançado para uma assistente virtual? Talvez. Mas o game tem o seu mérito e pode ser uma opção divertida ao lado do já mencionado Show do Milhão e também do Akinator.

Imagem: RF._.studio/Pexels/CC