Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Uma atualização do Google Play vai monitorar experiências do usuário para agilizar a instalação de apps. A plataforma vai estrear uma nova função para otimizar a instalação dos aplicativos, o “app install optimization”. A ferramenta vai monitorar as primeiras áreas de interação com um app instalado pela primeira vez num celular.

De acordo com o 9to5Google, o recurso ainda está em fase de testes, e que as informações vieram de um documento de suporte sobre o desenvolvimento. A nova função será opcional e deve seguir as políticas de privacidade do Google, e assim, promete não coletar nome, e-mail e outras informações pessoais.

publicidade

A expectativa é de que, com o tempo, essa novidade faça aplicativos não só instalarem mais rápido, mas também abrirem e funcionarem rapidamente. O recurso estima que poderá diminuir a carga na CPU, bateira e espaço nos smartphones, então é possível que a otimização funcione mesmo que você opte por não ceder seus dados de uso.

Considerando que recentemente o Google decretou que seus apps não iriam mais monitorar usuários sem permissão, ao que tudo indica, a nova função não é tão ameaçadora assim. Embora a coleta de dados tenha um histórico nefasto por conta da publicidade, outros usos positivos, como a otimização para usuário, também são possíveis – e idealmente, feito às claras.

De qualquer maneira, o recurso só entrará em funcionamento à partir da versão 24.5.13 da Play Store. E quando chegar, qualquer usuário que não se sentir confortável pode desativar a otimização lá mesmo.

Via Android Community

publicidade

Imagem: Thomas Deco (Shutterstock)