Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Parece que os vestíveis ganharam um rival no que diz respeito a indicadores de saúde: o Riva Health é um app que mede batimentos cardíacos e pressão sanguínea sem necessidade de sensor dedicado, ou qualquer outro acessório além do smartphone, é claro. Assim, o app quer transformar a tela do celular num verdadeiro monitor cardiovascular com o uso da câmera e flash do smartphone.

O Riva Health foi desenvolvido pelo cientista Turin Sinha e pelo co-fundador da Siri, Dag Kittlaus, que depois da compra da empresa pela Apple em 2010, seguiu trabalhando por lá, liderando o time de reconhecimento de voz. O app funciona assim: primeiro ele acende o flash na traseira da câmera do smartphone, e orienta o usuário a posicionar o indicador no quadro destacado. Através da luz, o aplicativo registra as pulsações sanguíneas e renderiza uma simulação. Após sete pulsações, o programa consegue detectar o estado preciso do usuário.

publicidade
Método seria mais preciso do que o do Apple Watch, alega a empresa

preview do Riva Health em celular sob fundo roxo

Turin Sinha defende que este método é mais preciso do que os de vestíveis como o Apple Watch. Vale lembrar que, além disso, alguns smartphones que já contam com esse recurso. O cientista explicou ao TechCrunch que, embora a leitura de ondas dos vasos sanguíneos seja conhecida, a diferença está em como o Riva Health usa a informação:

“A novidade está na forma da onda, como isso se relaciona com a pressão sanguínea, e nosso tempero secreto está em olhar para essas mudanças ondulares e validá-las de forma rigorosa e compreensiva.”

De acordo com os desenvolvedores, a informação coletada segue as Leis de Responsabilidade e Segurança de Saúde Móvel dos Estados Unidos. Na prática, significa que os dados podem ser enviados para médicos para avaliar o estado real dos usuários analisados.

publicidade

No momento, o app está medindo batimentos cardíacos e pressão sanguínea em ambientes clínicos, passando por baterias de teste antes de estar disponível para o uso doméstico. O Riva Health roda no iOS, mas a versão de Android ainda está em desenvolvimento. Por fim, o aplicativo aguarda aprovação do governo dos Estados Unidos, mas será gratuito para usuários e médicos.

Via TechCrunch

Imagem: Reprodução (TechCrunch/Riva Health)