Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A constatação é um dos pontos importantes do Inside Vídeo, estudo da Kantar Ibope sobre o cenário da Indústria no País: o Brasil bateu um recorde de audiência no consumo de vídeo online em 2020. O país é destaque no comparativo com outros países, com 80% da população consumindo vídeos gratuitos, contra 65% dos estrangeiros.

A audiência de conteúdo online em vídeo também foi maior no Brasil do que fora do País quando o recorte é direcionado para as redes sociais – 72% a 57%, e se mantém em relação aos vídeos consumidos em serviços por assinatura: 62% a 50%. Muitos desses números aumentam por conta da pandemia do novo coronavírus.

publicidade

A pandemia, principalmente no início, em que o confinamento obrigatório “prendeu” as pessoas em casa, jogou a favor da audiência de vídeo online no Brasil. Celulares e tablets passaram a dividir espaço com as TVs tradicionais. De acordo com a Kantar Ibope, 68% dos usuários de internet viram mais vídeo e TV online por streaming gratuito durante os períodos de isolamento, e 58% mais streaming pago.

O aumento da audiência nessa nova forma de consumir vídeo online atraiu a atenção dos anunciantes. “Em um mundo onde a interação entre pessoas passa a ser cada vez mais virtual, marcas e anunciantes buscaram novas formas de se aproximar do público. A interatividade está em alta. Em agosto, por exemplo, 8% dos brasileiros disseram ter escaneando um QR Code pela primeira vez na pandemia”, explicou Arthur Bernardo Neto, Diretor de Desenvolvimento de Negócios para Media Owners.

Consumo online de audiência será medido pelo Ibope

A mudança no comportamento do consumidor de vídeo no Brasil será acompanhada com ainda mais precisão a partir do 2º semestre de 2021. O Focal Meter, aparelho desenvolvido pela Kantar Ibope, detectará o consumo online de vídeo por meio de conexão direta com roteador da residência do usuário. Melissa Vogel, CEO da empresa, explicou o que pretende com a nova tecnologia.

“Se a mudança de comportamento afeta toda a indústria, é cada vez mais urgente entender a audiência no cenário de múltiplas escolhas e intensificação da oferta. A medição em todas as telas e plataformas deve ser levada a sério, para que todos os players identifiquem o valor de uma visão integrada”.

publicidade

De acordo com a Kantar Ibope, o Focal Meter será instalado em cerca de 3 mil domicílios brasileiros com banda larga, com a intenção de identificar quem vê e o tipo de conteúdo em vídeo que é consumido online para, desta forma, determinar a audiência não apenas de quem assiste TV, mas também celular, tablet e até alguns consoles de videogame.

Imagem: Liza Summer/Pexels/CC