Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A disputa é a primeira em uma guerra de patentes entre gigantes do mercado asiático, e ainda pode haver apelação em outras instâncias. Mas a LG venceu a TCL na briga pela patente tecnológica do EP 2627146 B1, na Corte Regional de Manheim, Alemanha.

A patente se refere à sincronização uplink (isto é, a conexão do telefone com a base) em internet sem fio. No momento, a TCL está tentando revogar a decisão com uma ação de nulidade, que aguarda na Corte Federal de Patentes da Alemanha. Outros dois processos ainda estão correndo, com o segundo tendo a primeira audiência dia 02 de março e o terceiro, previsto apenas para o mês de maio.

publicidade

Mesmo com a vitória em primeira instância, a TCL fica impedida de utilizar os recursos em seus dispositivos sem uma licença – o que era a intenção da gigante sul-coreana. A vice-presidente e líder do Centro de Propriedades Intelectuais da LG, Cho Hwi-jae, declarou que a patente é fruto de desenvolvimento contínuo e central para que a empresa mantenha a competitividade recorrente na indústria. “Acreditamos que é nossa responsabilidade de proteger vigorosamente nossa propriedade intelectual contra qualquer uso não autorizado”, afirma a representante.

A guerra de patentes começou quando a multinacional sul-coreana emitiu três processos contra a chinesa TCL, em 2019. As três patentes, utilizadas nas tecnologias 4G, cresceram os olhos da LG, que detém direitos sobre o maior número de recursos essenciais no setor de telecomunicações até 2016. De acordo com outra firma de tecnologia, IPLytics, a multinacional é a terceira maior do mundo em patentes para o 5G.

Via GSMArena

Imagem: Sora Shimazaki (Pexels)

publicidade