A empresa de Mark Zuclerberg está testando a possibilidade de compartilhar os Reels do Instagram no Facebook. Por enquanto, os testes estão sendo realizados somente na Índia. Os criadores de conteúdo para a rede de fotos do país, ao produzirem os populares vídeos de 30 segundos, podem marcar seus Reels como recomendados para aparecerem na outra rede social.
Em entrevista à agência Reuters, um porta-voz do Facebook explicou que esse recurso de recomendar o conteúdo pode ser uma forma dos criadores conseguirem mais visualizações. Contudo, está nos planos da empresa para o futuro implementar o recurso Reels no próprio app do Facebook.
Busca por mercado
Os pequenos vídeos de 30 segundos conhecidos como Reels, são uma adaptação que a empresa de Zuckerberg criou “inspirada” no formato que ficou conhecido pelo concorrente TikTok. Nele, é possível aplicar músicas de fundo e diversos recursos que tornam os vídeos mais ágeis e atrativos. E foi justamente esse modelo de conteúdo que fez a plataforma chinesa bombar, ultrapassando o Facebook em downloads no ano passado.
Ao se tornar uma grande concorrente, diversas empresas partiram para desenvolver seus próprios mecanismos inspirados no app da ByteDance. O Snapchat mesmo elaborou o seu Spotlight para tentar concorrer com o formato.
Com esse cenário, a estratégia de testar o compartilhamento do Reels no Facebook na Índia pode ser uma forma de ganhar um mercado frente ao app chinês. Isso porque o país baniu a plataforma de vídeos curtos por problemas políticos, abrindo espaço para que outras ferramentas tentem preencher esse espaço.