Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A pandemia fez com que o mundo precisasse se reinventar, e a educação viu na internet a única saída para não paralisar aulas e atividades. Muitos profissionais também passaram a atuar via home office, e nem todos possuem uma qualidade excepcional de internet em casa. Por isso, o Google Duo está recebendo um novo codec que promete mais estabilidade nas videochamadas, isso sem abrir mão da qualidade durante as transmissões.

Codec Lyra usa IA para melhorar chamadas em mais de 70 idiomas

O codec Lyra é fruto de muito estudo de inteligência artificial por parte da gigante de Mountain View. Esse novo codec foi treinado com horas de áudios em mais de 70 idiomas e recebeu ajustes finos humanos para trabalhar bem com a compactação e recriação de vozes durante uma chamada. O novo recurso é capaz de transmitir áudio limpo em videoconferências pesando muito pouco. Isso porque o Lyra na realidade não compacta o som e o transmite em pacotes grandes, mas sim recorta informações cruciais de atributos da fala a cada 40 milissegundos, envia ao destinatário em um pacote pequeno — contendo apenas informações numéricas sobre o processo de recriação do áudio — e então, na outra ponta, o algoritmo se encarrega de recriar o pacote de voz.

publicidade

O modelo, porém, não é inédito, e tem como um dos seus principais avanços a redução de ruídos externos já que se concentra na experiência de recriar falas. A maior vitória do Google com o Lyra se concentra na agilidade de transmissão dos pacotes dado o tamanho reduzido deles. No blog da companhia é demonstrado com diferentes amostras o potencial do novo codec do Google Duo, que com uma demonstração compactada a 3 Kbps conseguiu oferecer áudio mais limpo que outros codecs a bitrates bem maiores.

Sendo assim, a companhia já está distribuindo a atualização para a sua ferramenta de videochamadas. A empresa de Mountain View também já manifestou que aprimorará as conferências do Meet nos próximos meses, o que é muito válido em tempos de pandemia nos quais nem todos podem desfrutar de banda larga com altas velocidades e boa estabilidade. O novo codec do Google Duo — ao lado do poderoso AV1 para vídeos — é projetado para segurar chamadas mesmo em conexões de 56 Kbps.

Imagem: FilippoBacci (iStock)

publicidade