Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Foi lançado o primeiro celular feito em fibra de carbono do mundo, e como a fabricante Carbon Mobile havia prometido no início de 2020, ele é consideravelmente mais leve que seus concorrentes. O problema é que, além disso, ele não oferece nada mais.

Chamado de Carbon 1 Mark II, o smartphone traz configurações modestas, certamente no intuito de manter o preço final do aparelho “reduzido” para o mercado europeu. Pela quantia de € 799 (R$ 5.389 na conversão direta), você leva para casa um celular com carcaça de fibra de carbono, processador Helio P90 (Mediatek), câmera dupla traseira de 16 MP, câmera frontal de 20 megapixels e leitor de impressões digitais na lateral.

publicidade
Frente e verso do smartphone Carbon 1 Mark II, celular feito em fibra de carbono lançado pela Carbon Mobile

Frente e traseira do smartphone Carbon 1 Mark II, feito em fibra de carbono pela Carbon Mobile (Imagem: Carbon Mobile/Divulgação)

Além disso, o Carbon 1 Mark II conta com display AMOLED de seis polegadas, sistema operacional Android 10 (mas o 11 já está prometido em uma atualização futura), dois anos de garantia de atualizações de software. Internamente, a bateria conta com modestos 3.000 mAh de potência, armazenamento de 256 GB e memória RAM de 8 GB, com entrada para dois cartões SIM ou um cartão SIM e um cartão SD.

Celular de fibra de carbono

Embora as suas configurações o coloquem em pé de igualdade com boa parte dos smartphones intermediários já no mercado, o Carbon 1 Mark II tem a vantagem de ser mais leve que os demais. Suas 125 estão bem abaixo da média de 180 a 200 gramas de aparelhos mais comuns, mas o fato de ele ser feito em fibra de carbono serve como argumento para sua forte resistência e design arrojado.

Carbon 1 Mark II, o primeiro celular feito em fibra de carbono do mundo

De acordo com a fabricante Carbon Mobile, o smartphone conta com “compostos de suporte a rádio”, o que deve aprimorar a recepção de sinal do aparelho enquanto o deixa com pouco peso e com visual ultrafino. Além disso, a maior parte de sua frente é constituída de tela: a medida útil do display, que você viu mais acima, ainda é bem próxima da borda completa, que mede 6,3 polegadas.

publicidade

É bem provável que a pesquisa e desenvolvimento do aparelho tenham jogado seus custos de produção lá em cima, o que forçou a Carbon Mobile a seguir com um processador intermediário – imagine se, ao invés de um Helio P90, ele fosse equipado com, digamos, um Snapdragon 888 da Qualcomm?

Originalmente anunciado em fevereiro de 2020, o Carbon 1 Mark II” deveria ter começado suas vendas em junho do mesmo ano. Entretanto, o avanço da pandemia da Covid-19 fez com que a empresa adiasse seus planos e, agora, o aparelho deve começar a ser vendido na Europa a partir da segunda quinzena deste mês de março.

Via Carbon Mobile