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Elena Segal, diretora de publicação musical da Apple Music, explicou em uma audiência com o governo britânico por que o serviço nunca terá um modo grátis com anúncios. A audiência é parte de uma investigação sobre se os artistas são pagos de maneira justa pelos serviços de streamings.

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Segundo Segal, na Apple Music, “Não achamos que um serviço baseado em anúncios pode gerar renda suficiente para apoiar um ecossistema saudável no geral. E isso também iria contra nossos valores fundamentais sobre privacidade”.

Outra questão abordada na audiência era se o sistema atual de pagamento para artistas em serviços de streaming é justo, ou se a indústria deveria usar a chamada “política centrada no usuário”. O site Musically, que cobriu a audiência, diferenciou o sistema atual dessa nova política. “Se um artista (Drake, por exemplo) tiver 2% dos streams em certo período, os detentores dos direitos das músicas dele recebem 2% da pool de royalties. Mas isso também significa que 2% dos royalties gerados por cada assinante vão para a música de Drake, mesmo se a pessoa não ouvir as músicas dele”.

Numa política centrada no usuário, “a porção de royalties da assinatura do usuário é dividida somente pelos detentores dos direitos de todos os artistas que ele ouvir. Se a pessoa só ouve Drake, a música dele assegura 100% dos royalties”. Estudos estão sendo conduzidos para provar se esse modelo é realmente mais justo para os artistas.

Segal disse que a Apple está aberta para discutir sobre uma mudança de política, mas que seria muito difícil chegar a um consenso com todos os licenciadores. A executiva da Apple Music também disse que a companhia pode discutir a adoção de outro modelo, “remuneração equitativa”, onde os royalties são divididos meio a meio entre selo e artista, que é como as coisas funcionam nas rádios. Hoje, compositores recebem 15% da renda gerada em serviços de streaming. Mas Segal apontou que também seria difícil que todas as partes concordem com o que é justo aqui.

Segal deixou claro que a Apple Music não vai tentar competir com o Spotify adotando um modo grátis. Resta saber se a Apple tem planos para competir com o Spotify HiFi, o novo serviço de áudio lossless da gigante de streaming.

Via 9to5mac

Imagem: Jan W. (Pixabay)