Além de crucial na produção das vacinas contra o Covid-19, o Butantan lançou um app de saúde com o propósito de ajudar a mapear sintomas e casos, ajudando a mapear os casos positivos do vírus nas diversas regiões do país. O mapeamento não é seu único objetivo, já que ele também traz informações em tempo real sobre o nível de contágio em áreas próximas. Além disso, ele conta com dicas de prevenção e indica unidades de saúde que estejam próximas à sua casa ou trabalho.
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente no Android ou iOS. Após instalar o app, você faz um cadastro, incluindo informações pessoais como CPF e endereço, que irão ajudar no mapeamento de casos.
Se trabalha fora de casa, também será necessário informar o local onde trabalha. Além disso, deverá indicar os tipos de transporte que costuma usar, seja transporte público, particular ou usando apps como o Uber, por exemplo. Também deve dizer ao app de saúde quais assistências de saúde costuma contar, seja ela pública, particular ou por planos de saúde. Por fim, deverá indicar comorbidades em relação ao Covid-19 e se é fumante. Todas essas informações ajudarão no mapeamento de casos e a te informar caso tenha se exposto a algum portador do vírus.
Avisos importantes
Apesar de as informações serem consideravelmente pessoais, vale lembrar que essas informações serão disponibilizadas de modo anônimo. Ou seja, outros usuários do aplicativo não saberão sobre seu estado de saúde pelo app e vice-versa. Após criar o seu cadastro, o app analisará as suas informações e mostrará qual o seu nível de segurança em relação à exposição ao vírus. Você também pode indicar se já foi vacinado ou se há alguma requisição para que faça um exame para verificar se está infectado.
Além disso, você pode usar o app de saúde do Butantan para fazer uma auto avaliação, no qual indicará seus sintomas e se teve contato próximo com qualquer caso suspeito do vírus nos últimos 14 dias. Também será necessário dizer quais seus hábitos em relação ao uso da máscara, distanciamento social e higienização das mãos.
Por fim, o aplicativo também indica unidades de saúde próximas à sua localização, além de mostrar um mapa de risco, revelando o número de casos por bairros próximos. Em entrevista à Istoé, a gestora de TI do Butantan Cláudia Ananina afirma que o sucesso do app de saúde depende da inclusão dos dados pelos próprios moradores de cada região.