AplicativosDesenvolvedores criam versões não oficiais do Clubhouse para Android

Marina Schnoor2 semanas atrás4 min

O tão falado app de salas de áudio Clubhouse atualmente só pode ser acessado com convite e só com aparelhos da Apple. O aplicativo ganhou tração nos últimos meses com aparições surpresa de gente como Elon Musk e Mark Zuckerberg. Mas desenvolvedores independentes decidiram não esperar que o Clubhouse seja lançado oficialmente para aparelhos Android, e estão criando suas próprias versões da plataforma.

Em um e-mail para a Motherboard, o desenvolvedor Gregory Klyushnikov explicou um pouco do processo de criação de sua versão do Clubhouse. “Achei que poderia fazer um app para Android baseado em engenharia reversa de interface de programação de aplicação [API]. Foi quase fácil demais, porque muito do Clubhouse é transferido para terceiros com SDKs [kits de desenvolvimento de software] fáceis de usar”, escreveu Klyushnikov. Essa API foi postada por outro desenvolvedor no Github.

E aparentemente deu certo. Um usuário russo do Twitter postou capturas de tela do app de Klyushnikov e escreveu: “Tudo funciona muito bem, bom, há alguns lags e erros, mas é só atualizar a sala que tudo fica mais ou menos alinhado”. O app de Android do desenvolvedor permite que os usuários façam login, se juntem a salas, ouçam conversas e falem, da mesma maneira como no Clubhouse oficial. “Uau, meu código porcaria funciona”, Klyushnikov respondeu ao usuário russo.

Há ainda dois outros aplicativos estilo Clubhouse para Android em desenvolvimento no Github.

Klyushnikov disse que criou seu app só por diversão, e que seu projeto não visa substituir o Clubhouse quando uma versão oficial para Android for lançada. “Como usuário de Android de longa data, lembro da loucura do Instagram quando ele saiu só para iOS, mas na época os filtros eram a principal característica do aplicativo. Fazer outro app sem eles não faria sentido. Mas o Instagram tinha uma API oficial que permitia fazer tudo menos postar, então tinha muitos apps só de leitura para Android”, disse o desenvolvedor.

Vale apontar que o app Clubhouse ainda está na fase beta de desenvolvimento.

Imagem: Dmitry Mashkin (Unsplash)