Não é sempre que a notificação de um vídeo novo da sua banda favorita traz alegria, e a dupla por trás do Daft Punk usou seu canal YouTube para anunciar o fim do grupo. Os responsáveis por trás de álbuns de grande sucesso como Discovery (2001), Human After All (2005) e Random Access Memories (2013) se despedem do público através de um pequeno filme de oito minutos publicado na plataforma.
Nele, os artistas estão em um deserto e um deles retira sua jaqueta tão vista em videoclipes do grupo. É revelado, então, que por trás dela há um aparelho que é então programado com uma contagem regressiva. No fim do temporizador é alcançado o ápice do vídeo, que deixa poucas dúvidas sobre sua intenção: é exibida uma tela dizendo que o Daft Punk acabou em 2021.
Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem-Christo, os nomes por trás do projeto, iniciou o Daft Punk em 1993, apesar de terem se conhecido ainda nos anos 80, na França. Antes disso houve outro projeto, criticado pela imprensa especializada. Foi a partir de um termo utilizado por um crítico à época que a dupla se inspirou para lançar o Daft Punk.
Enquanto publicações no YouTube costumam render alegrias para os fãs, no dia de hoje (22/02) a notícia é triste para os fãs da música eletrônica. Mas uma série de perguntas ainda precisam ser respondidas sobre o destino de Thomas e Guy. O fim do Daft Punk não significa necessariamente que ambos deixarão o mercado fonográfico. Esse pode ser apenas o anúncio de que cada um seguirá um rumo distinto a partir de agora. Ou ainda que continuarão juntos, mas com outro projeto.
Em todo caso, o legado do Daft Punk é enorme e ainda poderá ser aproveitado pelos que desejarem. No próprio YouTube é possível conferir um dos trabalhos mais clássicos do grupo, Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem, que conta com videoclipes sequenciais uma história animada a partir das músicas do álbum Discovery (2001).
Via Variety