AplicativosNotíciasYouTube Shorts chega aos Estados Unidos e serviço de TV ganha 4K e opção de downloads

Eduardo Moncken2 semanas atrás5 min

Na onda de clonar o TikTok, o YouTube Shorts é a aposta do Google para não perder o público jovem para o produto da ByteDance. Já para concorrer com o mercado de TV por assinatura, a empresa tem o YouTube TV, que vai adicionar canais lineares em 4K e permitir downloads para o usuário assistir conteúdos offline.

Essas são as grandes duas novidades do YouTube, que são impulsionadas por bons resultados recentes envolvendo o Shorts e YTV. Disponível apenas na Índia desde o ano passado, o app de vídeos curtos do YouTube triplicou em termos de adesão desde setembro de 2020 por lá, segundo a empresa. O consumo diário do Shorts estaria na casa dos 3.5 bilhões de vídeos por dia.

Imagem ilustra com capturas de tela o YouTube Shorts, clone do TikTok criado pelo Google

Assim, o próximo passo será lançá-lo, em fase beta, nos Estados Unidos. O YouTube Shorts chega por lá em março. Assim como no TikTok, é possível publicar vídeos curtos e criativos graças a ferramentas de colagem de vídeos, filtros, efeitos cômicos, e trilha sonora.

Guerra a caminho entre TikTok, YouTube Shorts e Instagram Reels?

YouTube TV mais completo

Outro serviço do Google que recebe novidades é o YouTube TV. Em postagem no seu blog oficial, a companhia oficializou novas opções para a plataforma, incluindo um add-on que permitirá assistir aos canais do Youtube TV em 4K e fazer download dos conteúdos.

Hoje o YTV oferece um DVR virtual para gravar conteúdos de forma ilimitada, mas ainda não é possível sincronizar esses arquivos de forma local. Com essa implementação, os assinantes finalmente poderão assistir conteúdos offline sem preocupação com consumo de dados.

Por último, outro projeto do Google para o YouTube TV é o fim da limitação de telas simultâneas para o serviço. Em breve será possível utilizar uma assinatura em mais do que três dispositivos ao mesmo tempo.

O Google não se comprometeu com datas para liberar essas novidades, e algumas delas exigirão um pagamento adicional.

Seja como for, o Youtube TV não está disponível para o Brasil, muito menos o Shorts. Porém, o mercado já possui opções para quem busca TV via streaming, inclusive com 4K e downloads. E claro, o TikTok já tomou conta do país.

Imagem: FGTrade/iStock