A Google Play Store acaba de liberar uma forma inédita de compartilhar apps. A gigante de buscas já havia anunciado em 2020 que pretendia utilizar o recurso Nearby Share, do Android, para permitir que usuários fisicamente próximos trocassem aplicativos. Agora está no ar.
Com o recurso, um amigo poderá te mostrar um novo app que ele descobriu e então enviá-lo a você sem que nenhum de vocês ao menos estejam conectados à internet. Isso será possível porque o Nearby Share nada mais é que uma combinação de protocolos de comunicação, como Wi-Fi e Bluetooth, usando um pouco de cada um desses para permitir troca de dados ágil entre smartphones próximos.
Sendo assim, a nova função poderá ser particularmente útil a quem possui pacotes de dados limitados, ou então a usuários que foram apresentados a um novo jogo ou ferramenta muito pesada e que desejarem fazer o download imediatamente a partir do celular de algum contato
Testamos e aprovamos
O compartilhamento de apps por meio do Nearby Share foi testado e aprovado pelo jornalista Paulo Amaral, do VC. O procedimento, além de ser bastante simples, como você poderá constatar na sequência de imagens abaixo, também é extremamente rápido.
Como diz o velho jargão popular, “não requer prática, nem tão pouco habilidade”. Requer, sim, proximidade entre os dois smartphones Android (por isso o nome Nearby). As fotos abaixo ilustram o passo a passo para transferir apps de um smartphone Android para o outro usando o recurso de aproximação.
O primeiro deles é simplesmente abrir a lojinha do Google, ou, para quem gosta de usar o nome oficial, a Play Store, tanto no celular que fará o envio quanto no que receberá o ou os apps escolhidos.
Feito isso, ambos precisam clicar na parte superior esquerda da tela (nos três risquinhos), logo depois, em “meus apps e jogos” e, na sequência, em “compartilhar”, como sinalizado nas imagens.
A partir daí, o usuário que for passar o app para o outro smartphone clica em “enviar” e o receptor – adivinhem – clica em “receber”. Uma tela com a lista de aplicativos disponíveis é aberta no celular que vai realizar o envio e o usuário precisa, então, selecionar qual (ou quais) irá transmitir.
Na sequência, é necessário localizar o celular receptor, caso haja mais algum aparelho nas proximidades, parear os smartphones por meio de um PIN e finalizar o processo.
Parece longo, mas demora somente alguns segundos. O melhor de tudo é que não demanda do uso de internet e, por isso, pode ser feito em qualquer lugar.
Testa aí.
Via Android Central
Imagem: pressureUA/Getty Images