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O Crowdless é um app que ajuda o usuário a verificar se lojas estão cheias. Mas o projeto inicial não era esse: o foco mudou quando a pandemia se instalou no ano passado, fazendo o criador, Alex Barnes, criar um protótipo da ferramenta como ela é hoje em apenas 24 horas.

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Formado na área de desenvolvimento pela Universidade de Oxford, Barnes começou a rascunhar um aplicativo desse tipo quando trabalhava, no Afeganistão, para o Departamento de Defesa da Austrália. Com passagens em empregos que o colocavam diante de conflitos civis, ele começou a elaborar um software que poderia auxiliar ONGs, instituições de caridade e empresas a trafegarem por regiões de riscos.

Para isso, seu aplicativo se apoiaria em informações fornecidas em tempo real. De cabeça nesse projeto, o desenvolvedor foi surpreendido pela pandemia. Ao lado de outros colegas de escritório — enquanto enfrentava um lockdown na Colômbia — redirecionou os recursos disponíveis para o Crowdless, que visaria, então, identificar locais cheios a fim de se evitar aglomerações.

A engenharia por trás

O aplicativo ganhou lançamento público já em 2020, graças a recursos injetados por um fundo da Universidade de Oxford que visa acelerar o desenvolvimento de soluções que ajudem no combate à Covid-19. O Crowdless recebeu 100 mil downloads nos três primeiros meses, evitando assim que muitos usuários no Reino Unido, Alemanha e Espanha saíssem de casa e fossem surpreendidos com lojas cheias.

App Crowdless exibe se lojas estão cheias ou não a partir de representações visuais em mapa

Ainda que essa novidade funcione melhor quando muitos usuários participam ao mesmo tempo, o app também exibe informações a partir de dados públicos do Google Maps e Places. Usuários podem manualmente confirmar se um local está cheio ou vazio, além de solicitar o cadastro de algum estabelecimento que não foi detectado automaticamente pela ferramenta.

Enquanto alguns podem ficar preocupados com um app obtendo informações sobre localização, Barnes explica que todas as informações de GPS são despersonalizadas quando chegam aos servidores do serviço.

Disponível no Brasil

Com toda certa o Crowdless é um app útil em tempos de pandemia, e ele está disponível no Brasil (Android/iOS). Ao instalá-lo por aqui, o usuário é informado de que é possível obter informações em tempo real sobre supermercados.

Bolhas na cor verde sinalizam que um estabelecimento comercial está com lotação abaixo dos 35%; laranjas sinalizam que o local alcançou 70% da sua capacidade; bolhas vermelhas apresentam locais que devem ser evitados a todo custo, com lotação acima dos 70%.

É possível notificar o time por trás do app caso algum dado do Crowdless não bata com a realidade. Assim, você ajuda a evitar que uma informação errada faça com que alguém se dirija a uma loja que na verdade está cheia.

Via Business Insider

Imagem: Aslan Alphan/Getty Images