AndroidAtualização do One U1 3.1 leva recursos do Galaxy S21 para celulares antigos

Eduardo Moncken1 semana atrás6 min

A Samsung começou a liberar uma atualização do One U1 3.1 que traz alguns recursos dos novos Galaxy S21 para celulares antigos. As novas ferramentas trazem melhorias para a câmera dos smartphones, no editor de imagens, e também na acessibilidade do usuário.

Contudo, esse movimento não é novidade: a sul-coreana vem aumentando os cuidados com os seus flagships já há alguns anos. Um deles é levar recursos de software dos lançamentos a celulares top de linha mais antigos, isso algumas semanas após a chegada desse novo produto. A fabricante também ampliou seu compromisso com atualizações de SO.

Assim, não chega a ser uma surpresa que a Samsung esteja lançando a One UI 3.1 para os Galaxy S20 (incluindo o Fan Edition), linha Note 20, Galaxy Z Fold 2 e Z Flip com recursos do S21. Em todo caso, as implementações trazem mais praticidade: a ferramenta de borracha inteligente é capaz, por exemplo, de remover objetos de fotos não deixando sinais de que um dia ele esteve ali. Após a seleção por parte do usuário, o próprio software remove o elemento e preenche o espaço deixado a fim de torná-lo uniforme e condizente com o restante do cenário.

Novos recursos de câmera são destaque

Na gravação de vídeos, a atualização para celulares antigos traz a bem-vinda adição de gravação por múltiplos microfones do S21. Apesar de alguns celulares da Samsung já contarem com gravação omnidirecional, agora será possível combinar um microfone do próprio aparelho e outro externo, conectado via Bluetooth.

Ainda sobre câmeras, o modo Single Take passa por aprimoramentos de algoritmo. A função foi lançada com o intuito de capturar GIFs, fotos e pequenos vídeos em looping com o apertar de um único botão. Após alguns segundos exposto à câmera, a interface mostra os resultados, que podem ser descartados ou preservados.

Atualização do One UI 3.1 leva benefícios do Galaxy S21 para celulares antigos Samsung

Para os cliques do dia a dia, o widget para controle do autofoco e exposição da imagem foi dividido para que cada uma dessas funções seja operada pela sua própria interface. Assim, menos problemas na hora de reduzir ou aumentar a entrada de luz.

Por último, um recurso de acessibilidade: o já conhecido filtro para redução de luz azul na tela ganha uma versão mais poderosa com o Eye Comfort Shield, que promete controlar — de forma automática — a emissão dependendo da hora do dia.

Atualização com novos recursos é muito bem-vinda

Com toda a certeza os novos recursos do Galaxy S21 são bem-vindos para modelos mais antigos através dessa atualização. Já distribuída em alguns mercados para o Galaxy S20 e outros dispositivos, até hoje (18/02) a novidade ainda não está disponível no Brasil.

A Samsung promete que a One UI 3.1 com recursos turbinados também chegará aos smartphones das linhas Galaxy S10 e Note 10, além de aparelhos como o Galaxy Fold, A71, A51 e outros. Mas, vale destacar que muitos recursos da linha S21 permanecem exclusivos, é claro.

Via Pocket Now