Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A Zillow lançou nesta semana, em Seatle, nos Estados Unidos, um app que usa fotos reais de ambientes de uma residência e, a partir delas, mede sua casa e desenha a planta baixa do imóvel, utilizando inteligência artificial. A novidade foi anunciada no site da empresa, e tem como principal objetivo, segundo a desenvolvedora, “mudar a forma como os compradores domésticos visitam uma casa remotamente”.

O aplicativo Zillow 3D Home, na verdade, foi lançado pela empresa em 2019, mas a versão inicial “apenas” se aproveitava de fotos realizadas com câmeras em 360º para criar a opção de um tour em 3D, tornando o anúncio do imóvel mais atraente para o site e facilitando o trabalho dos corretores, que, às vezes, sequer precisavam sair de casa para apresentar a propriedade aos interessados. Agora, a experiência ganhou um novo ponto, segundo Josh Weisberg , vice-presidente da marca.:

publicidade

Estamos redefinindo a experiência do tour virtual usando IA para quebrar as barreiras entre listar mídia – como fotos e tours virtuais – e listar dados, como metragem quadrada e dimensões da sala. Esta nova experiência integrada ajudará os compradores a entender melhor a relação entre as fotos e o layout da casa, fornecerá uma melhor noção do espaço e das características da casa e melhorará a experiência geral de compra

Como funciona?

De acordo com a Zillow, a inteligência artificial utilizada no app para medir a casa ou cômodo em questão é, com o perdão da redundância, realmente inteligente. A empresa diz que o aplicativo é capaz de prever a metragem quadrada dos futuros quartos (no caso de uma casa em construção) com base nas fotos que você enviar, e que as plantas baixas criadas a partir das imagens podem ser usadas tranquilamente em sites padrão da indústria.

Imagem mostra como funciona o app da Zilow, que mede sua casa com inteligência artificial

Divulgação/Zillow

Outra funcionalidade interessante do app é a que permite ao usuário clicar em qualquer parte da planta baixa da casa para, instantaneamente, “pular” para esse cômodo no tour virtual em 3D, sem a necessidade de passar pelos outros cômodos do local. A empresa diz que, durante a pandemia, essa é uma forma “secura e eficaz” para quem está pensando em trocar de imóvel, mas não quer se expor ao risco de contaminação pelo novo coronavírus.

O aplicativo Zillow 3D Home já está disponível em 25 mercados (não ainda no Brasil) e a expectativa é que alcance outros brevemente. Segundo a empresa, antes mesmo da ampliação da inteligência artificial que mede casas no app, os corretores de imóveis relataram um aumento de 32% nas navegações de anúncios que possuíam o tour virtual em 3D entre 2019 e 2020. O app funciona tanto para iOs quanto para Android, mas não nas lojinhas oficiais. Quem quiser tentar baixá-lo, precisa fornecer o número do celular à empresa nesse link e, posteriormente, recebe-lo via SMS. A reportagem tentou, mas não rolou.

publicidade

Via The Verge