AndroidNotíciasAndroid 12 contará com “Modo de Uma Mão” para facilitar navegação em telas maiores

Rafael Arbulu2 semanas atrás4 min

O Android 12 contará com um modo de navegação com uma mão, para simplificar a vida de quem tem um smartphone com telas maiores. Melhor ainda, o Google está implementando a mudança no código aberto do sistema operacional (AOSP ou Android Open Source Project), o que significa que qualquer fabricante poderá utilizar a nova função em seus aparelhos.

Embora o design da nova função não tenha sido revelado, o Android 12 deve trazer a navegação com uma mão pelo mesmo método que outras empresas: o encolhimento da tela de exibição em até 40% em relação ao tamanho do display. Também já se sabe que o recurso poderá ser acionado pelo tradicional método de três botões, mas também pela navegação por gestos.

Android 12 uma mão
Assim como já faz a Samsung (foto) e outras fabricantes, o Android 12 deve contar com modo de navegação por uma mão de forma nativa (Imagem: Samsung/Divulgação)

Apesar da boa novidade, o Google se encontra meio atrasado ao implementar a função no Android 12: a navegação por uma mão já é uma realidade em algumas fabricantes, como, por exemplo, a Huawei, que chegou a tentar submeter à empresa de Mountain View a sua própria função dentro do AOSP, antes da “novela” que se tornou a briga entre a fabricante chinesa e o governo e as empresas dos Estados Unidos.

Outra função que deve estrear no Android 12, mas que já existia em versões do sistema operacional em outras empresas, é a captura de tela com rolagem. A Motorola já faz isso há anos, por exemplo, mas somente agora é que o Google deve implementar a capacidade de forma nativa em seu sistema móvel. Segundo o Google, porém, isso se deu porque algumas empresas implementaram recurso de forma incompleta, citando algumas páginas que não ofereciam suporte a ele.

O Google não informou quando o Android 12 apresentará o modo de uma mão, mas uma versão prévia para desenvolvedores do sistema deve ser disponibilizada até o final de fevereiro. Se tivermos sorte, poderemos conferir logo menos como esse recurso se comportará.

Via XDA Developers

Imagem: Pe3k/Shutterstock