Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O teclado nativo do Android ainda é uma das opções mais estáveis que os usuários têm à disposição. A interface vem com o buscador integrado, e pode compartilhar resultados de busca imediatamente no campo de texto em uso. Extremamente útil quando você estiver precisando checar alguma informação durante uma conversa, por exemplo.

Além disso, o Gboard usa os recursos de machine learning do Google para aprender como o usuário escreve. O algoritmo reconhece rapidamente as sugestões aceitas e ignoradas, distinguindo entre erro e maneirismo. Uma vez que o programa “aprendeu” como você se expressa, suas conversas ficam mais rápidas. E largar isso talvez não seja assim tão simples.

publicidade

Ainda assim, quem usa o Gboard há um bom tempo pode já estar cansado do teclado do Google. Embora bem prático, ele tem poucas opções para customização e não costuma ser a prioridade na fila de atualizações. E é aí que as outras opções podem encontrar o seu espaço.

SwiftKey: para quem quer digitar rápido

Desenvolvido pela Microsoft, o SwiftKey é a opção de teclado para quem prioriza tempo. Particularmente, é a opção que uso desde 2019 e, no que diz respeito à funcionalidade, não deixa nada a desejar. Assim como o Gboard, o app vem com pesquisa nativa (voz e texto), integração com busca de GIFs e um número maior de skins personalizadas.

Mas a funcionalidade é a palavra-chave do Swiftkey. O recurso vem com a opção de integrar cinco idiomas simultaneamente em suas previsões, o que facilita muito para usuários bilíngues que saltem do english para o português entre uma sentence e outra.

três telas, lado a lado, mostrando as opções do teclado

Divulgação: Microsoft

O algoritmo do teclado também aprende rapidamente os padrões de digitação, formando um dicionário personalizado. Quando o Swiftkey percebe os padrões de texto, começa a querer digitar por você, sugerindo palavras através do modo Flow.

publicidade

O teclado da Microsoft também é para aqueles que gostam de estatísticas. O aplicativo coloca dados de toques e o quanto você economizou de digitação em metros. Antigamente à venda, o Swiftkey agora está disponível de graça na Play Store.

Grammarly: para quem quer digitar bem (em inglês)

O teclado do Grammarly é uma especialmente útil para quem quer aprender a formular frases em inglês. Desenvolvido pela mesma criadora da IA editora de texto, ela troca o campo de pesquisa do Gboard por um assistente de gramática. Personalização visual também não é o forte dele: o app vêm com apenas duas opções de temas, claro e escuro.

O forte do teclado do Grammarly é, obviamente, a gramática. Assim que detecta um erro, o teclado faz suas sugestões de correção. O assistente pessoal de texto consegue identificar erros comuns de digitação, regras ortográficas complexas, pontuação.

três telas, lado a lado, mostrando as opções do teclado

Divulgação: Grammarly

Depois da correção, a IA explica os ajustes, ajudando o usuário a evitar os erros no futuro. Além disso, possui quatro opções de dialetos e sugestões de sinônimos e até análise do tom da mensagem.

Entretanto, o aplicativo não possui assistente integrado com outros idiomas. Ainda é possível utilizar outros dicionários para as correções gramaticais, mas neste caso, as correções e os dicionários não diferem muito das outras opções.

O teclado do Grammarly está disponível gratuitamente na Play Store.

Go Keyboard: para quem quer personalizar tudo

Se o que incomoda no teclado padrão do Android é a falta de opções de customização, talvez o Go Keyboard seja o seu próximo digitador. O aplicativo conta com mais de 100,000 temas, inclusive alguns deles animados, o que aumentam as chances de você deixá-lo a sua cara.

três telas, lado a lado, mostrando as opções do teclado

Divulgação: Go Keyboard

Aliás, “deixar a sua cara” é o melhor termo para isso, já que você pode colocar uma foto sua detrás das teclas. O Go Keyboard deixa o usuário escolher pacotes de figurinhas e outras opções de skins para os emojis comuns do teclado do Android. Além disso, o aplicativo pode criar avatar a partir de uma selfie. Só não estranhe se algumas pessoas ficarem olhando para o seu celular.

Para quem gosta dessa vibe de fuçar e mudar tudo, o Go Keyboard está disponível gratuitamente na Play Store. Algumas telas e recursos só estão disponíveis para quem tem assinaturas VIP.

Via TechRadar e AndroidCentral

Imagem de destaque: Maksim Goncharenok (Pexels)