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O Google lançou nesta quarta-feira (10/02) o News Showcase no Reino Unido e na Argentina. O serviço vai oferecer à plataforma conteúdos diários escolhidos e editados pelos próprios veículos.

As telas do Google News Showcase podem mostrar linhas do tempo, marcadores e listas de artigo. Cada uma apresenta a marca da publicação no canto superior esquerdo e abre diretamente um artigo. A ferramenta está disponível no Google Notícias, no Android e no iOS, e no Google Discover, no iOS.

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Na Inglaterra, o Google firmou parcerias com alguns dos principais publishers no país como Reuters, The Financial Times, The Independent, Evening Standard, New Statesman, JPI Media, Reach e The Telegraph. Agora, mais de 120 veículos de comunicação no Reino Unido terão conteúdo exibido e licenciado na seção News Showcase, do Google.

Já na Argentina, cerca de 40 publicações aderiram à ferramenta, incluindo El Clarín, La Nación, Perfil, Crónica, Cronista, El Economista, Diario Rio Negro, El Día, La Gaceta e El Litoral.

De acordo com o Google, um dos objetivos do News Showcase é também apresentar mais conteúdo local e regional de jornais e organizações que não teriam condições de competir diretamente com os principais atores nos meios de comunicação do Reino Unido e da Argentina. Trata-se, segundo a empresa, de um auxílio na “transformação digital” dos meios de comunicação locais que, em geral, não dispõem de grandes recursos.

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Montagem Google News Showcase

Como vão funcionar os painéis do Google News Showcase no Reino Unido (Google/Divulgação)

Pagamento

Ainda não ficou claro como funcionará o sistema de monetização para as publicações. Na Austrália, em que o serviço vigora desde o último dia 04/02, houve a suspeita de que o Google tenha implementado o serviço para mostrar ser desnecessária a legislação proposta pelo governo local para impor pagamentos por direitos autorais.

Os acordos de licenciamento no Reino Unido e na Argentina sugerem que os leitores tenham acesso via Google News Showcase a conteúdo fechado para paywall. Sobre a questão, o Google afirma que a ferramenta “dará aos leitores a oportunidade de ler mais do conteúdo de uma publicação do que eles teriam acesso, permitindo que os editores incentivem os leitores a se tornarem assinantes.”

No Brasil, o Google News Showcase, rebatizado de Google Destaques, funciona desde outubro de 2020.

Via TechRadar

Imagem: Obi Onyeador/Unsplash/CC