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O Google lançou nesta quarta-feira (10/02) o News Showcase no Reino Unido e na Argentina. O serviço vai oferecer à plataforma conteúdos diários escolhidos e editados pelos próprios veículos.

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As telas do Google News Showcase podem mostrar linhas do tempo, marcadores e listas de artigo. Cada uma apresenta a marca da publicação no canto superior esquerdo e abre diretamente um artigo. A ferramenta está disponível no Google Notícias, no Android e no iOS, e no Google Discover, no iOS.

Na Inglaterra, o Google firmou parcerias com alguns dos principais publishers no país como Reuters, The Financial Times, The Independent, Evening Standard, New Statesman, JPI Media, Reach e The Telegraph. Agora, mais de 120 veículos de comunicação no Reino Unido terão conteúdo exibido e licenciado na seção News Showcase, do Google.

Já na Argentina, cerca de 40 publicações aderiram à ferramenta, incluindo El Clarín, La Nación, Perfil, Crónica, Cronista, El Economista, Diario Rio Negro, El Día, La Gaceta e El Litoral.

De acordo com o Google, um dos objetivos do News Showcase é também apresentar mais conteúdo local e regional de jornais e organizações que não teriam condições de competir diretamente com os principais atores nos meios de comunicação do Reino Unido e da Argentina. Trata-se, segundo a empresa, de um auxílio na “transformação digital” dos meios de comunicação locais que, em geral, não dispõem de grandes recursos.

Montagem Google News Showcase

Como vão funcionar os painéis do Google News Showcase no Reino Unido (Google/Divulgação)

Pagamento

Ainda não ficou claro como funcionará o sistema de monetização para as publicações. Na Austrália, em que o serviço vigora desde o último dia 04/02, houve a suspeita de que o Google tenha implementado o serviço para mostrar ser desnecessária a legislação proposta pelo governo local para impor pagamentos por direitos autorais.

Os acordos de licenciamento no Reino Unido e na Argentina sugerem que os leitores tenham acesso via Google News Showcase a conteúdo fechado para paywall. Sobre a questão, o Google afirma que a ferramenta “dará aos leitores a oportunidade de ler mais do conteúdo de uma publicação do que eles teriam acesso, permitindo que os editores incentivem os leitores a se tornarem assinantes.”

No Brasil, o Google News Showcase, rebatizado de Google Destaques, funciona desde outubro de 2020.

Via TechRadar

Imagem: Obi Onyeador/Unsplash/CC