AplicativosNotíciasTikTok faz acordo com Universal Music e acervo será liberado para usuários

André Pierre Lindsay Georges3 semanas atrás4 min

Recentemente, a Universal Music Group removeu suas músicas do aplicativo americano Triller (concorrente do TikTok), alegando falta de pagamento dos direitos autorais dos artistas. Nessa segunda-feira (08/02), uma jogada em outra direção: a parceria entre TikTok e a Universal Music foi concretizada como forma de uma aliança global expandida.

Ambas as empresas confirmaram que essa aliança permite que os usuários do aplicativo poderão a partir de agora, incorporar músicas de artistas e compositores da Universal Music Publishing Group (UMPG). Além disso, as empresas afirmaram que estão se comprometendo em experimentar novas ferramentas inovadoras e interessantes para os usuários.

Dessa forma, os TikTokers poderão usufruir de uma variedades de músicas do acervo da UMG como trilha sonora de seus vídeos, fazendo assim, que os músicos sejam pagos por seus trabalhos. Essa união de fato é muito interessante para a Universal Music e seus artistas, já que o TikTok atualmente é um dos aplicativos que mais fornece visibilidade para a propagação desses conteúdos, tornando-os virais.

Logo da Universal Music em um fundo branco
Logo da Universal Music (Imagem/Divulgação: Universal Music)

Já o chefe geral do Departamento de Músicas do TikTok, Ole Obermann disse que a parceria pode apresentar novos talentos por meio do aplicativo, o que pode ser muito bom para a plataforma e sua divulgação também.

Além desse novo acordo com o app chinês, a UMG já tem algumas parcerias parecidas feitas recentemente com a Sony Music e com Warner Music Group, confirmadas respectivamente em novembro e dezembro do ano passado. A gravadora é famosa por ter contrato com astros da música como Ariana Grande, Justin Bieber e Billie Eilish. Agora, qualquer um pode usar a música desses artistas em seus vídeos sem se preocupar com suspensão dos vídeos ou da conta.

Via The Verge