AcessóriosNotíciasUma mochila smart que alivia seu próprio peso e ainda gera energia enquanto você anda

Lucas Soares3 semanas atrás4 min

Uma mochila smart promete facilitar a vida de quem carrega muito peso nas costas e ainda gerar energia. O protótipo da Universidade Tsinghua de Pequim ainda está em fases iniciais de desenvolvimento e até o momento não possui previsão de ser lançado.

O projeto é desenvolvido por pesquisadores da China e pode reduzir em até 20% o peso dos objetos carregados na bolsa. Além disso, a energia gerada por essa mochila smart pode ser usada como um power bank, para carregar celulares, netbooks e outros objetos eletrônicos.

A ideia é que a mochila não balance enquanto você caminha, se mantendo praticamente estabilizada. Basicamente, os elásticos ficam tensionados quando o peso é inserido na bolsa, isso, alinhados com polias, para equilibrar o peso.

Uma mochila que gera energia

“Dois elásticos, dois trilhos deslizantes e dois blocos de polia estão todos dispostos simetricamente nos dois lados de sua estrutura”, disse em entrevista para o Digital Trends, Jia Cheng, um dos desenvolvedores da Universidade Tsinghua de Pequim.

Uma mochila smart que alivia seu próprio peso e ainda gera energia enquanto você anda
Imagem: Divulgação/ACS Nano

“Sem os movimentos para cima e para baixo da carga ao caminhar, o usuário se sentirá mais leve do que antes”, comentou Cheng, destacando que oscilação do movimento é praticamente nula.

Além de ser mais leve, a smart mochila consegue absorver energia mecânica dos passos do usuário e converter isso em energia elétrica. Isso é possível graças a um nanogerador triboelétrico. Para quem não conhece o termo, a triboeletricidade é a eletricidade estática gerada pelo atrito entre dois corpos, ou seja, uma energia gerada por conta própria.

Os pesquisadores explicam que não será possível carregar a bateria de um celular ou um notebook com a energia gerada pela smart mochila, mas ela pode te salvar em algumas emergências mais básicas. Um exemplo, ela pode ser usada para manter luzes de emergência ou comunicadores funcionando, algo que pode ser bem útil em casos de acidentes ou em locais remotos.

Via Digital Trends