Uma mochila smart promete facilitar a vida de quem carrega muito peso nas costas e ainda gerar energia. O protótipo da Universidade Tsinghua de Pequim ainda está em fases iniciais de desenvolvimento e até o momento não possui previsão de ser lançado.
O projeto é desenvolvido por pesquisadores da China e pode reduzir em até 20% o peso dos objetos carregados na bolsa. Além disso, a energia gerada por essa mochila smart pode ser usada como um power bank, para carregar celulares, netbooks e outros objetos eletrônicos.
A ideia é que a mochila não balance enquanto você caminha, se mantendo praticamente estabilizada. Basicamente, os elásticos ficam tensionados quando o peso é inserido na bolsa, isso, alinhados com polias, para equilibrar o peso.
Uma mochila que gera energia
“Dois elásticos, dois trilhos deslizantes e dois blocos de polia estão todos dispostos simetricamente nos dois lados de sua estrutura”, disse em entrevista para o Digital Trends, Jia Cheng, um dos desenvolvedores da Universidade Tsinghua de Pequim.
“Sem os movimentos para cima e para baixo da carga ao caminhar, o usuário se sentirá mais leve do que antes”, comentou Cheng, destacando que oscilação do movimento é praticamente nula.
Além de ser mais leve, a smart mochila consegue absorver energia mecânica dos passos do usuário e converter isso em energia elétrica. Isso é possível graças a um nanogerador triboelétrico. Para quem não conhece o termo, a triboeletricidade é a eletricidade estática gerada pelo atrito entre dois corpos, ou seja, uma energia gerada por conta própria.
Via Digital Trends