Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

De smart clocks a gente fala muito. Mas smart despertador da vovó é… novidade? Retronovidade? Enfim, é um smart clock com todo visu de despertador antigo.

O UX designer John Karlsson resolveu unir velho e novo e criou um conceito de smart clock que parece um despertador mecânico. Em sua conta no Twitter, o designer publicou um vídeo curto no qual vemos um despertador de lata com dois sinos e um martelo na parte superior. Quem já viu um esses, pode até ouvir o som agudo do badalar dos sinos vindo da memória. Porém, o vídeo mostra esse acessório funcionando como uma criação deste século.

publicidade
Design tátil

Mas não é apenas um smart clock disfarçado. A interface é diferente. O projeto de John usa a carcaça de um despertador antigo de forma a ressignificar o uso de seus elementos. Os sinos, por exemplo, funcionam como controles. O esquerdo altera os modos do smart clock, indo do modo relógio para as funções timer, despertador e outras. Já o sino da direita serve para inserir ou alterar os valores numéricos. Tudo isso funcionando com uma tela de toque LCD.

publicidade

O site Tech Radar conseguiu uma entrevista com o designer responsável pelo produto conceitual. Nela, John conta que “queria criar algo que pudesse evocar a sensação de girar a roda do iPod, dobrar um celular dobrável ou apertar botões”. O produto ainda não é físico. Trata-se de uma montagem que mistura a gravação real do despertador do designer com uma animação projetada por cima. Porém, ele espera que algum fabricante possa ter interesse e queira entrar em contato.

Imagem destaque: Mostafa Mahmoudi/Unsplash