Dicas4 filmes intrigantes nos quais o protagonista é o celular

Ronnie Mancuzo4 semanas atrás11 min

Uma ligação que você atende no orelhão pode trazer uma grande confusão. Mas, e se do outro lado da linha estiver o Capitão América disposto a te ajudar pelo celular? Se não for o Capitão América, pode ser a Mulher Gato, ou é melhor que seja a Tempestade? Essas cenas seriam possíveis em algum filme com o aparelho celular sendo parte do elenco principal?

Essas perguntas são muito difíceis de serem respondidas, e é por isso que trouxemos uma lista com 4 filmes que têm o celular como protagonista, ou como peça fundamental para as tramas. Não só o celular, como os atores que recentemente fizeram os papéis de Capitão América, Tempestade e também de Deadpool. É uma junção de dicas bem interessantes para curtir uma sessão de filmes de ação e suspense.

Por um Fio – 2002

cartaz do filme Por um Fio

Colin Farrell vive um publicitário que atende um telefonema de um orelhão (que inclusive é onde ele faz ligações para trair a esposa, interpretada por Radha Mitchell, com sua amante, vivida por Katie Holmes). Do outro lado da linha, um atirador escondido em algum lugar por perto o mantém refém, mandando o personagem de Farrell se resolver com a de Mitchell e com a de Katie. Olha que mexeriqueiro esse atirador…

Bom, a pergunta que fica para quem não assistiu ao filme é qual aparelho de celular que o vilão utilizou no filme para ligar para o orelhão nesta obra intrigante de Joel Schumacher, depois que ele dirigiu os Batman dos anos 90. Em plataformas de streaming, Por Um Fio está disponível no Telecine e, para alugar e comprar, na Apple TV.

Celular – Um Grito de Socorro – 2004

cartaz filme Celular: Um grito de socorro

O ator Jason Statham como vilão? Sim. Em 2004, o intérprete de vários heróis em uma porrada (literalmente) de filmes de ação teve sua vez como o ardiloso sequestrador da personagem vivida por Kim Basinger. O celular entra com o papel de um aparelho quebrado que a vítima encontrou no cativeiro e deu um jeito de consertar.

Só que depois que ela consertou o telefone, ela não ligou para a polícia. Fazer o quê? Ela ligou para o personagem de Chris Evans (anos antes dele virar o Capitão América). No filme, ainda há a participação do William H. Macy e sua fisionomia marcante. Bom, pode ser que um dos furos mais expressivos do filme seja o celular Nokia em 2004 ter uma qualidade de vídeo e memória impressionantes. Celular – Um Grito de Socorro pode ser encontrado no HBO GO, além de estar disponível para aluguel e venda na Apple TV.

Enterrado vivo – 2010

cartaz do filme Enterrado Vivo

Agora, pensa na agonia do personagem de Ryan Reynolds enterrado vivo no Iraque e, na cova com ele, somente um isqueiro e um celular com metade da bateria. Angustiante também é tentar imaginar como o aparelho conseguia se conectar mesmo debaixo de metros e metros de terra.

Bom, além do sentimento de abandono do personagem de Ryan por sua empresa e pelo governo dos Estados Unidos, deixando ele na terra (sem trocadilhos) do Saddam Hussein, podemos imaginar o Deadpool sobrevivendo quanto tempo sem ar, já que ele teria só 90 minutos de oxigênio preso ali? E como se não bastasse o resgate milionário que o enterrado tem que dar um jeito de pagar, suas imagens vão parar no YouTube.

Achou uma agonia? Imagina a agonia que é pra achar o filme Enterrado Vivo, que não parece estar disponível nas plataformas de streaming. O filme nem é tão antigo assim, já que foi lançado em 2010. É uma pena, mas atualmente está bem complicado assistir essa obra do diretor Rodrigo Cortés.

Chamada de Emergência – 2013

cartaz do filme Chamada de Emergência

 

Enquanto era a Mulher Gato e era a Tempestade, a Halle Berry também acabou sendo uma operadora de chamadas de emergência que recebia ligações de uma jovem desesperada. Nesse filme, a personagem de Abigail Breslin (Pequena Miss Sunshine) estava sendo perseguida por um serial killer.

Enquanto ficamos falando para a adolescente fazer isso e aquilo outro para fugir do maníaco, ela vai usando o celular escondido para atualizar a Halle Berry, que começa a agir para salvar a menina. O que também salva a gente é saber que o filme está disponível no YouTube se quisermos assistir. Há Chamada de Emergência nas plataformas de streaming Prime Video e HBO GO. Também é possível alugar pelo Play Store e pela Claro Video, e também comprado pela Claro Video.

Conexão Mortal (ou Cell: Chamada para a morte) – 2016

cartaz do filme Conexão Mortal

Para finalizar nossa lista, vamos com os personagens vividos por Samuel L. Jackson e John Cusack enfrentando criaturas furiosas que querem matar todo mundo. Mas o que torna o filme especial é o fato de que as criaturas furiosas eram pessoas normais que, após atenderem seus celulares, ficaram ensandecidas.

Mas, afinal de contas, o que tinha na ligação que elas atendiam? Era cobrança? Era trote? É tudo resultado de uma contaminação perversa causada pela transmissão de dados? Bom, essa loucura toda só podia ter saído da mente do mestre do terror, Stephen King.

Conexão Mortal pode ser encontrado na plataforma brasileira de streaming Looke e também no Vid+. Para alugar, também é possível pela Looke e pela Apple TV, onde também pode ser comprado. A Play Store também possui o Conexão Mortal para o cinéfilo que quiser comprar.

Imagem: Tero Vesalainen (iStock)