Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Se, por um lado, o Spotify está tentando modernizar as suas tecnologias, por outro tem gente por aí testando os limites delas. Isso porque um hacker instalou o streaming num iPod de quarta geração (2004). O serviço funciona com um Raspberry Pi Zero W, e o Spotify pode ser controlado pela velha click wheel do iPod.

O hacker, Guy Dupont, teve a ideia após receber uma sacola de iPods antigos de sua madrinha. Batizado de sPot (você consegue pegar a referência, né?), o projeto praticamente remonta um dispositivo de música dentro do case do iPod. Isso porque boa parte dos hardwares antigos, como a placa-mãe, a entrada USB e bateria, foram substituídos.

publicidade

balcão com ipod mostrando música tocando em interface nas cores do spotify

Além disso, Dupont precisou programar, do zero, uma interface específica para o Spotify no seu iPod adaptado, que o hacker desenvolveu do zero em linguagem de programação Python. A nova interface permite que o usuário consiga logar, procurar pelas músicas e até baixar playlists.

O hacker comenta mais sobre o processo no vídeo abaixo:

publicidade

Vale lembrar que a mudança de hardware para o Raspberry Pi Zero W não é capricho de hacker: a quarta geração de tocadores de música da Apple tinha um processador bem limitado, e seria impossível escrever essa interface personalizada para ele. Além disso, a integração também permite que o velho iPod possa conectar à redes Wi-Fi e também com dispositivos Bluetooth.

Para as crianças que quiserem tentar isso em casa, Dupont publicou o passo a passo das modificações no Hackaday. Segundo o hacker, a integração do Spotify para o iPod não é perfeita: a roda de cliques não registra todos os movimentos e, aparentemente, existem problemas de integração com fones de ouvido.

Via Hackaday

Imagem de destaque: Guy Dupont (Hackaday)