AplicativosNotíciasGoogle salva Robinhood de review bombing

Marina Schnoor1 mês atrás5 min

Apesar de se dizer uma plataforma “Democratizando as finanças para todos”, o app Robinhood não parece querer realmente ajudar as massas. Na quinta-feira, o aplicativo bloqueou usuários de negociar ações que estavam decolando com a bolha financeira criada pelo r/WallStreetBets. Os usuários, claro, não ficaram nada felizes, e começaram uma campanha de review bombing contra o Robinhood em lojas de aplicativo. No fim, o app teve que ser salvo pelo Google.

Na quinta, sem dar muitas explicações, o app bloqueou seus usuários de comprar ações da GameStop, Cinemas AMC e de outras companhias que ganharam impulso através do Reddit. Como consequência, o Robinhood, que antes contava com uma nota geral de 4,3 estrelas, recebeu um tsunami de avaliações negativas, e acabou com uma nota de 1 estrela em poucas horas.

Mas na manhã de sexta-feira, cerca de 100 mil dessas avaliações e comentários negativos tinham sido apagados do Google Play, restaurando a nota de mais de 4 estrelas do app. Segundo o Google, eles apagaram essas avaliações do review bombing porque elas pareciam ser “coordenadas e inorgânicas”. Uma desculpa difícil de engolir, considerando que os usuários tinham um motivo válido para derrubar a nota do aplicativo, depois do fiasco do bloqueio de ações, quebrando sua premissa principal. Mas segundo o Android Authority, o Google pode apontar vários posts no Reddit para alegar que se tratava de um ataque coordenado.

Na mira da internet e do governo americano

Ontem mesmo, a congressista democrata americana Alexandria Ocasio-Cortez foi ao Twitter chamar a ação do Robinhood de “inaceitável”, e pedir que haja uma audiência da empresa do app com o Comitê de Serviços Financeiros.

Agora, muitos usuários estão voltando para a Play Store para reescrever suas avaliações negativas e ter sua voz ouvida. Além do review bombing, o Robinhood em breve terá que encarar uma ação coletiva aberta em Nova York. Segundo o documento do processo: “o Robinhood removeu ações de maneira proposital, intencional e consciente de sua plataforma no meio de um aumento de ações sem precedentes, privando investidores da capacidade de negociar no mercado aberto”.

Imagem: WikiImages / Pixabay