A pandemia ampliou de maneira impensada, até pouco tempo, a forma como utilizamos no dia a dia os dispositivos digitais e suas funcionalidades. Um bom exemplo disso é imaginar como a simples ação de escanear um QR Code permite acesso rápido aos sites, pagamentos de bilhete de metrô e tantas outras possibilidades, sem precisar digitar ou lembrar de um endereço web. Mas como fazê-lo usando o sistema operacional iOS?
É totalmente possível escanear QR Code no iOS, seja no iPhone, no iPad ou no iPod Touch, inclusive o próprio aplicativo de câmera já faz isso.
QR Code
Os códigos QR são usados para buscar sites ou acionar ações específicas em um dispositivo. Trata-se de um código de barras que pode ser lido por dispositivos com uma câmera, disponível em vários lugares.
Como escanear QR Code no iOS
O processo é muito simples e não requer aplicativo, basta abrir a Câmera pela tela de “Início”, “Central de Controle” ou “Tela Bloqueada”. Selecionar a câmera sem mexer no dispositivo até o QR Code aparecer no visor. Assim que o dispositivo reconhecer o QR Code, vai mostrar uma notificação, bastando tocar nela para abrir o link de acesso. Quando o código abrir, para decifrá-lo, basta direcionar a câmera do celular para o símbolo em preto e branco e será redirecionado para a página de link do QR Code.
Você pode testar o QR Code abaixo, que leva para a home do nosso site, seguindo nosso passo a passo.
Adicionar o leitor de QR Codes ao Centro de Controle
Também é possível adicionar um leitor de QR Code ao Centro de Controle para agilizar a leitura dos códigos, mas isso não é realmente necessário, usar a câmera é a forma mais simples. De qualquer forma, se preferir, é só abrir “Configurações”, em seguida “Centro de Controle”, “Personalizar Controles”, toque no “+” ao lado do leitor do QR Code. Assim poderá mover o QR Code para a aba Centro de Controle.
Depois quando precisar escanear um código vai bastar abrir o QR Code do Centro de Controle e alinhar com a caixa quadrada. Instantaneamente você será direcionado para as informações armazenadas no código. O suporte da Apple também ajuda em caso de outras dúvidas.
Via Appleinsider
Imagem: Gerd Altmann /Pixabay