Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Uma atualização no aplicativo Google Messages é indício de que ele deixará de funcionar em smartphones não certificados a partir de 31/03, segundo informações do site 9to5Google, que fez a descompilação do arquivo “.apk” (extensão dos apps instaláveis no sistema Android).

Pelo texto no site, uma mensagem bem direta de aviso pôde ser encontrada nas linhas de código do arquivo, dizendo: “On March 31, Messages will stop working on uncertified devices, including this one” (traduzindo: “Em 31 de março, o Messages deixará de funcionar em dispositivos não certificados, incluindo esse”).

publicidade
Google Messages x Aparelhos não certificados: entenda

Para ficar simples de entender, é preciso saber o que constitui um “dispositivo não certificado” aos olhos do Google. Basicamente, isso funciona da seguinte forma: sempre que um novo smartphone começa seu desenvolvimento, sua fabricante deve passar pelo processo de averiguação e certificação do Google. Isso permite que, quando lançado, o aparelho venha com os apps da empresa de Mountain View pré-instalados, como você deve saber ser o caso do Gmail, YouTube, Search, Maps, Drive e vários outros.

Isso porque, embora o Google seja seu criador, o Android não é exatamente “do Google”, mas uma unidade separada. Em outras palavras, é bem possível um smartphone “ser Android”, mas “não ser Google”. Alguns dispositivos chineses tinham essa propriedade há alguns anos.

Estranhamente, o Google Messages, porém, não entrava nessa discussão, considerando que ele não vinha pré-instalado – ele deve ser baixado pela Play Store, algo que apenas aparelhos certificados podem fazer. Era possível, porém, obtê-lo por download manual em vários sites distribuidores de arquivos “.apk”.

Agora, ao que tudo indica, isso deve mudar em definitivo. Um dos motivos para isso, talvez, seja a inclusão da criptografia de ponta a ponta para o Google Messages, já que smartphones não certificados podem não ter a segurança mínima exigida pela certificação do Google. Ano passado, por exemplo, a empresa recomendou que usuários de celulares da Huawei não fizessem o “sideload”, uma espécie de habilitação paralela, de apps da Play Store em seus aparelhos, justamente por esse motivo.

publicidade

O Google, sendo o Google, não comentou o caso, então só podemos especular quanto ao motivo dessa medida.