Você já reparou nas pequenas linhas que ficam na parte superior e inferior das laterais do iPhone? Esse detalhe, que está há tanto tempo presente nesses smartphones que nem reparamos mais, é, na verdade, a antena do aparelho e a Apple está trabalhando em uma solução para escondê-la.
Um dos maiores desafios do design do iPhone e do iPad é justamente evitar que as ondas eletromagnéticas sejam bloqueadas pela carcaça metálica do aparelho. Por isso, é necessário usar materiais diferentes em áreas estratégicas para permitir que os sinais criados pelas antenas de transmissão sejam recebidos pelos dispositivos.
Para resolver isso, a Apple cria em seus modelos uma traseira dividia em duas partes, para poder deixar o espaço para as fendas da antena. Nos tablets da empresa, isso fica visível em uma linha na traseira, que a cada geração sofre alterações. Já no iPhone, as pequenas linhas na lateral já viraram “tradição”.
O grande problema disso é que a gigante de Cupertino não pode construir um único invólucro de um mesmo material, o que limita tanto ideia de design quanto a própria resistência da construção do dispositivo. Lembrando que os novos iPhones da Apple possuem uma nova fenda para antena na lateral, oval, mas essa voltada para a conectividade 5G e, até onde se sabe, não tem relação com a proposta atual.
Nova patente registrada
Agora, a empresa pode estar perto de resolver isso. Em uma patente registrada na última terça-feira (18/01) no USPTO (United States Patent and Trademark Office), a Apple sugere uma tecnologia para disfarçar essa função.
A ideia é fazer uma caixa externa, que poderia ser o metal, e uma interna, que permite a passagem do sinal. Entre eles haveria uma pequena passagem que poderia ser coberta com a tinta do dispositivo. Outra sugestão enviada na patente mantém as camadas, mas deixa uma lacuna entre elas.
De qualquer forma, a ideia da Apple nas duas propostas é cobrir de tinta a fenda para antena que hoje fica visível em seus aparelhos. Por enquanto, o registro da patente não significa que a tecnologia vai ser aplicada nos futuros produtos da empresa, mas deixa claro o interesse em mudar a forma de construção dos modelos.
Via Apple Insider