Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A Samsung apresentou ontem o seu novo sensor ISOCELL HM3 de 108 MP, a alma do incrível conjunto quádruplo de câmeras do Galaxy S21 Ultra. Com pixels de 0,8μm, e um sensor de 1/1,33″, o novo ISOCELL HM3 usa a tecnologia de pixel binning de nove pixels, e “assim tem um foco automático melhorado e um brilho otimizado”. O novo sensor também conta com pixel binning (de 9 pixels), foco automático com Super-PD Plus e HDR com Smart ISO Pro.

ISOCELL HM3 junta 9 pixels em um quando preciso

Os pixels do HM3 ficam em estruturas de cor arranjadas em três por três, o que permite o pixel binning com 9 pixels. Desenvolvido para ambientes escuros, o sistema funciona unindo os nove pixels adjacentes, simulando um sensor de 12 MP com grandes pixels (2,4μm). Com isso, a sensibilidade de luz é muito aumentada.

publicidade

ISOCELL HM3

Assim, na prática, a tecnologia Nonapixel muda o tamanho dos pixels de acordo com a quantidade de luz que está entrando na lente. Com mais luz, todos os detalhes ficam visíveis, em fotos de 108 MP. Tentando explicar melhor, em melhor, ambientes de pouca luz, ele combina nove pixels em um super pixel para captar mais detalhes, em imagens de 12 MP.

Super-PD Plus e Smart ISO Pro

O modo Super-PD Plus garante um foco automático bem rápido, mesmo em ambientes pouco iluminados. Ele usa micro-lentes para fazer a detecção de fase (ou PDAF), e assim, aumenta a precisão de medidas em 50%, mesmo em ambientes escuros. As comparações são feitas com o ISOCELL HM1, sensor de imagens da linha Galaxy S20 Ultra e também do Note 20 Ultra.

Cores de 12-bits do ISOCELL HM3

publicidade

Para ambientes que são iluminados, mas com pontos escuros em certos cantos, a Samsung incluiu o Smart ISO Pro no HM3. Essa tecnologia de imagens HDR captura cada quadro com um ISO alto e um ISO baixo de forma simultânea, e os mistura para gerar uma final HDR com cores de 12-bits.

Assim, o Smart ISO Pro consegue tirar uma foto HDR em uma única captura, o que reduz os artefatos produzidos pelo movimento, segundo a Samsung. A empresa sul-coreana conta que a sensibilidade de luz do novo sensor foi melhorada também em 50%, tirando fotos mais claras em ambientes escuros.

Vídeos 4K com até 120 fps

O sensor do novo S21 Ultra também grava vídeos em 8K com 24 quadros por segundo (só o S21 e o S21+ gravam em 8K com 30 fps). Além disso, ele também grava vídeos em 4K com até 120 fps, assim as imagens em câmera lenta ficarão com uma qualidade incrível. Para quem quer um efeito ainda mais dramático, o ISOCELL HM3 também grava vídeos com 240 fps em resolução Full HD (1080p). Um detalhe interessante do Galaxy S21 Ultra é que é possível editar os vídeos usando a caneta S Pen.

Leia o release para saber mais detalhes sobre o novo sensor de imagens ISOCELL HM3 no site da Samsung.