Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A inclusão sempre foi um dos maiores desafios e potenciais da tecnologia. Muitos avanços tecnológicos surgiram da busca por ferramentas que contribuíssem para a melhoria da vida das pessoas com características diferentes e limitações. Essa realidade se mantém quando tratamos dos apps para celulares. Um bom exemplo, são os aplicativos que promovem a Libras (Língua Brasileira de Sinais) na comunicação com e entre as pessoas surdas.

Essa preocupação é constante em grandes empresas, governos e na sociedade civil pelo mundo. Entidades privadas, universidades, órgãos governamentais, instituições sem fins lucrativos e pessoas físicas estão sempre desenvolvendo ferramentas digitais visando a inclusão.

publicidade

Nessa lista, apresentamos 12 aplicativos Android voltados para a comunicação entre e com as pessoas surdas ou com problemas auditivos. Essas ferramentas trazem funcionalidades para crianças, jogos, vídeos, glossários, educação profissional e até educação sexual. Além disso, nossa lista traz alguns aplicativos disponíveis em português e em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Todos os apps citados estão disponíveis para download no Google Play. 

É importante ressaltar que não somente as pessoas surdas são beneficiadas com esses aplicativos. A comunicação é um bem fundamental para a existência humana. A inclusão faz parte da construção de uma sociedade melhor.

StorySign

menina personagem 3D interpretando o texto de um livro

O StorySign usa realidade aumentada e inteligência artificial para ajudar na educação infantil. Ele funciona de uma maneira interessante, basta apontar a câmera do celular para um texto em um livro físico para acionar os movimentos e gestos em Libras da personagem 3D. O StorySign foi desenvolvido pela Huawei em 2018 e, após atualizações, traz dois livros infantis em português traduzidos para Libras.

publicidade

Enquanto a tradução para língua de sinais é feita, a palavra que está sendo traduzida é destacada na tela do celular. O detalhe é que o livro físico que vai ser traduzido pelo aplicativo precisa também estar disponível digitalmente na plataforma. Além dos lançamentos em Libras, há outras 14 línguas gestuais diferentes. A última atualização é bem recente, de agosto de 2020.

Ler e Contar

tela do aplicativo com ilustrações de língua de sinais e letras

Outro app voltado para crianças com problemas de audição é o Ler e Contar. Ele não é exclusivamente feito para os pequenos com surdez, mas sim para a educação infantil na totalidade. São vários jogos e brincadeiras diferentes com temática do alfabeto, da matemática, da geometria, das cores, dos animais e dos instrumentos musicais.

Para as crianças surdas e para quem vai se comunicar com elas, o aplicativo Ler e Contar possui o alfabeto completo em Libras. As atividades com a Língua Brasileira de Sinais são o jogo da memória, um joguinho para descobrir a letra e outro para descobrir o sinal.

A última atualização do aplicativo é ainda mais recente, dezembro de 2020. O Ler e Contar também informa que alguns de seus itens podem ser comprados.

Surdas x Sonoras

 

O aplicativo Surdas x Sonoras não é especificamente para crianças surdas. Ele traz um recurso muito interessante para qualquer pessoa que tenha problemas de troca de letras na escrita de palavras. Assim, se a criança tiver problemas de audição com nível que dificulte a escrita de palavras com as letras F/V, P/B, C/G, T/D, ela poderá ser beneficiada.

Com 120 figuras diferentes, o jogo é de fácil interação e dispara o som das letras para o usuário selecionar qual é a correta na escrita do nome do que está aparecendo. O Surdas e Sonoras teve sua mais recente atualização feita em 2017.

Libras-Português Silabário

personagem 3D à esquerda, com uma ilustração de um pintor ao meio e as sílabas da palavra pintor à direita

Relacionando divisão silábica em português, imagens e a Língua Brasileira de Sinais, o Libras-Português Silabário é um aplicativo que ajuda na educação de crianças surdas. Sua proposta é ensinar a formação silábica de Português para Libras e de Libras para Português de forma fácil e intuitiva.

O aplicativo utilizou como fonte de dados o VLibras, conjunto de ferramentas de código aberto que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para Língua Brasileira de Sinais. O Libras-Português Silabário é gratuito no Google Play, não tem propagandas e sua última atualização é de maio de 2020.

Hand Talk

personagem intérprete 3D sendo customizada

Um aplicativo que pode ser bastante atrativo para as crianças, mas que não se limita a elas, é o Hand Talk. Os principais méritos são de Hugo, o intérprete 3D, que é bastante carismático e pode ser personalizado. O aplicativo traduz automaticamente textos e áudios para a Língua Brasileira de Sinais.

Em 2013, o Hand Talk chegou a ser premiado pela ONU como melhor aplicativo social do mundo. Ainda hoje, ainda é considerado um app importante para a inclusão das pessoas surdas. Uma prova disso é que o aplicativo também é desenvolvido para outras línguas de sinais pelo mundo.

Librasflix

tela do aplicativo Librasflix com as informações de cada botão e função

Inspirado na Netflix, o Librasflix é um aplicativo que oferece filmes, séries e documentários com conteúdos inclusivos na língua de sinais. Além disso, o Librasflix oferece um glossário com os termos em Libras e os sinais conforme a variação regional, feitos por intérpretes reais.

Uma funcionalidade interessante que o Librasflix possui é a de o usuário poder gravar um vídeo com um novo sinal e enviar para a equipe do aplicativo. Após ser analisado pelos responsáveis, o vídeo é inserido, com o novo sinal fazendo parte do glossário.

Para ter acesso a todo conteúdo do Librasflix, da LsAcademy, é necessário fazer uma assinatura, como na Netflix. Há sete dias de gratuidade no início e, após esse prazo ser encerrado, passa a valer a cobrança de R$ 39,90 (hoje, 10/01), que pode ser cancelada quando o cliente desejar.

TV INES

tela do aplicativo com a programação da TV INES

O aplicativo da TV INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos) possui um conteúdo audiovisual bilíngue, com Libras e português, falado e escrito. São produções desenvolvidas por profissionais da instituição, com foco nas pessoas surdas.

Com uma programação bastante variada, a TV INES apresenta conteúdos para todas as faixas etárias, com programas infantis, filmes de longa e curta metragens e seriados. O aplicativo é gratuito e sua última atualização foi em janeiro de 2020.

Central de Libras

 

A Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom) realiza a intermediação na comunicação entre usuários com deficiência auditiva e qualquer usuário de destino. Seu aplicativo Central de Libras é uma plataforma de acesso a videochamadas em que um intérprete atende ao usuário com deficiência auditiva e estabelece uma ligação telefônica ao destino por ele desejado.

O aplicativo é gratuito na loja do Google Play e sua versão mais atual é de dezembro de 2020. Entretanto, o Central Libras ainda não está disponível para algumas operadoras de telefonia, como a Claro.

Guia Prático de Libras

 

Pequeno e prático, o Guia Prático de Libras é um aplicativo que funciona como o próprio nome diz. É um guia para serem feitas consultas de palavras e sinais, além de também ter o alfabeto em Libras.

Com o aplicativo, é possível fazer consultas de palavras em ordem alfabética, por assunto, de acordo com a mão e há atualização constante de novos sinais. O Guia Prático de Libras é gratuito, ocupa muito pouco espaço na memória e teve sua última atualização feita em 2019.

SENAI Libras

 

Buscando aumentar a acessibilidade na educação profissional, o SENAI Libras é um aplicativo que oferece termos técnicos com intérpretes em 3D. O glossário possui mais de 400 vocábulos para apoio dos professores, alunos e demais profissionais do SENAI.

O usuário pode selecionar a categoria conforme a modalidade profissional, além de poder sugerir novos verbetes para serem inseridos no glossário. O SENAI Libras é oferecido gratuitamente pela Confederação Nacional das Indústrias e pode ser baixado na loja do Google Play.

Libras TI

 

O Libras TI é outro aplicativo voltado para a educação profissional. Foi criado pelo PET-SI/UFRRJ (Programa de Educação Tutorial de Sistemas de Informação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) em parceria extensionista com o NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas) do IFSC Campus Chapecó do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Chapecó.

O aplicativo tem como objetivo promover a inclusão de surdos no campo tecnológico, oferecendo vídeos de termos em Libras da área da computação. Todo o conteúdo é especializado em Tecnologia da Informação, voltado para pessoas surdas. Como um glossário, oferece as palavras distribuídas em categorias. Sua última atualização foi em 2017.

DiSLibras

 

A educação sexual é muito importante e o aplicativo DiSLibras oferece um dicionário sobre sexualidade na língua de sinais. São recursos visuais e tecnológicos que podem ser usados por pessoas surdas ou ouvintes na educação a respeito da sexualidade. Como o aplicativo possui vídeos e imagens, a aprendizagem tende a ser significativa. Assim, o DiSLibras pode ajudar muito na construção dos sentidos das pessoas surdas.

A pesquisa pelos termos no aplicativo pode ser feita por ordem alfabética, digitando a palavra ou por categoria. Para melhor funcionamento do DiSLibras, é necessário estar numa conexão estável com a internet. Ele é pequeno, mas seu conteúdo está todo disponibilizado em um servidor. Sua mais recente atualização é de março de 2020.

Imagem do destaque: Freepik / CC