Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Um aplicativo da Huawei promete ajudar crianças brasileiras surdas a entrar no mundo lúdico da leitura. Mais do que um aplicativo, é a primeira plataforma de alfabetização do mundo para crianças surdas. O StorySign usa inteligência artificial e realidade aumentada para ajudar crianças com deficiência auditiva e surdas a aprenderem a ler.

Muitas crianças podem ter dificuldades no processo de alfabetização. Porém, crianças pequenas com deficiência auditiva grave enfrentam ainda mais obstáculos. Com a tecnologia da Huawei, o mundo da leitura poderá ser aberto para mais de 32 milhões de crianças surdas.

publicidade

O StorySign é um aplicativo gratuito que traduz o texto de livros selecionados da Língua Portuguesa para Libras. Com um avatar personalizado, o StorySign dá vida aos livros e ajuda as crianças com deficiência auditiva e surdas a aproveitar as histórias de forma lúdica.

Como o aplicativo da Huawei foi criado

Desenvolvido em parceria com a União Europeia de Surdos, a Associação Britânica de Surdos, a Penguin Books e a Aardman Animations, entre outras instituições, o StorySign permite dar vida a algumas das histórias preferidas das crianças, usando tecnologia para captura de movimento e animação.

Dessa forma, é garantido que as expressões faciais e as mãos dos personagens apresentem a representação perfeita das Libras, criando um personagem virtual divertido.

Aplicativo huawei

Uma das telas do app StorySign. Nesse primeiro momento, dois livros em português já estão disponíveis.

Em parceria com a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), a Huawei pôde entender os desafios da população, encontrando soluções tecnológicas que possam revolucionar o processo de alfabetização de crianças com deficiência auditiva e surdas.

publicidade
Brasileiros que participaram do projeto StorySigns

Dois brasileiros foram essenciais na implementação do projeto no país. Edílson Andrade, tradutor e intérprete de libras, e Erik Honorato, revisor de línguas, viajaram a Londres e, em parceria com a equipe Huawei, traduziram dois livros infantis para a Língua de Sinais. Os títulos são “Gildo”, de Silvana Rando, da editora Brinque-Book, e “A Festa Encrencada”, de Sônia Junqueira, da editora Ática. Edílson se equipou para se tornar o avatar que conta as histórias brasileiras no aplicativo.

Aplicativo huawei

Edílson Andrade, tradutor e intérprete de libras, gravando o avatar para o app StorySigns. (crédito imagem: Vimeo, App StorySigns)

Até o momento, o StorySign existe em 15 línguas diferentes, e está presente no Reino Unido, na França, na Alemanha, na Itália, na Espanha, em Portugal, na Austrália e no Brasil.

“Neste primeiro momento, estamos lançando dois títulos, mas buscamos novos parceiros para ampliar cada vez mais o acesso das crianças à leitura”, explica Atilio Rulli, diretor sênior em relações governamentais e relações públicas.

Como funciona o StorySigns

1. Uma criança abre um livro de leitura habilitado para o StorySign em sua frente, abre o aplicativo e segura o smartphone sobre a página.

2. Nosso avatar amigável conta a história em libras enquanto o aplicativo destaca cada palavra gesticulada.

3. Dessa forma, o StorySign ajuda as crianças e seus pais a compartilharem o momento de leitura de histórias enquanto aprendem a ler e a falar em libras juntos.

Aplicativo huawei

Como funciona o aplicativo StorySigns, que ajuda crianças surdas ainda não alfabetizadas para entrar no mundo da leitura pela linguagem de libras

O webinar de lançamento do aplicativo da Huawei acontece terça-feira, 10 de novembro, às 10h30, no canal da Huawei Brasil no YouTube. O vídeo promocional que mostra o Brasileiro Edílson Andrade interpretando o Avatar para o aplicativo pode ser visto nesse link.

O aplicativo StorySign pode ser baixado gratuitamente para iOS e Android.