A Sony apresentou na CES 2021 suas novas caixas de som sem fio, a SRS-RA5000 e a SRS-RA3000, junto com uma expansão do ecossistema 360 Reality Audio. Elas são as primeiras caixas de som da empresa japonesa a serem compatíveis com o padrão 360 Reality Audio, que busca simular a experiência de ouvir música ao vivo, e que está presente nos fones WH-1000XM4, por exemplo.
No release, a Sony diz que os usuários já podem escutar cerca de 4000 músicas em 360 Reality Audio, gravadas por artistas como Alicia Keys, Lil Nas X e outros. Mesmo que as músicas não contem com o 360 RA nativamente, a Sony tem um recurso para simular o efeito.
Tanto a SRS-RA5000 quanto a RA3000 contam com conectividade Wi-Fi, Chromecast embutido e suporte ao Spotify Connect. As duas podem ser controladas pela Alexa e pelo Google Assistente, mas não são caixas smart, assim não podem atender a comandos de voz sozinhas.
SRS-RA5000 e seu curioso design
A SRS-RA5000 tem um design interessante, com três alto-falantes na parte superior. Além dos três, ela tem mais três caixas de som laterais, para conseguir o efeito de áudio em três dimensões. Além disso, ela conta com um subwoofer de 70 mm, assim os graves estão garantidos.
SRS-RA3000 promete dar conta de qualquer sala
Ao contrário da SRS-RA5000, a RA3000 não tem subwoofer, mas a Sony diz que os graves também são muito bons. Assim como a caixa mais cara, a ideia é preencher o ambiente com sons tridimensionais.
Clique abaixo para ver um vídeo sobre a SRS-RA3000.
360 Reality Audio Creative Suite
A tecnologia foi lançada pela Sony em 2019, e agora ganhou um novo app, o 360 Reality Audio Creative Suite, que permite criar músicas com o formato. Além disso, o formato agora pode ser usado em clipes de vídeo. Mas, como funciona isso?
A Sony preparou uma demonstração da tecnologia com uma música de Zara Larsson usando o app Artist Connection. O vídeo tem efeitos de áudio em 3D que podem ser ouvidos mesmo em fones de ouvido tradicionais, recomendo. Clique aqui para instalar o app (Android ou iOS).
Para demonstrar o efeito, a Sony divulgou o vídeo abaixo.
Via Digital Trends e Olhar Digital