O Reddit afirmou que vai tomar medidas contra violações na plataforma após a invasão ao Capitólio, prédio do Congresso dos EUA, nesta quarta-feira (06/01). O ataque foi conduzido por manifestantes neofascistas a favor do presidente americano Donald Trump.
Um porta-voz do Reddit disse ao site “Tech Crunch” que as políticas da plataforma proíbem “conteúdo que promova o ódio ou incentive, glorifique, incite ou apele à violência”.
“Por conta disso, temos procurado de forma proativa os moderadores para lembrá-los de nossas políticas e oferecer suporte ou recursos, conforme necessário”, disse. “Também estamos tomando medidas em relação a violações relatadas”, completou.
Durante a invasão ao Capitólio dos EUA, o Reddit não observou atividades incomuns nos fóruns, de acordo com informações do Tech Crunch. Em junho de 2020, a plataforma baniu uma série de subreddits (fóruns de discussão) relacionados a Trump por conta de assédio e discursos de ódio.
O grupo mais popular, The_Donald, tinha mais de 790 mil usuários e conteúdo como memes, vídeos virais e mensagens de apoio ao político. Após a expulsão do Reddit, ex-membros do fórum organizaram um site de nicho homônimo. Mensagens veiculadas no site de degredados, de acordo com informações do Buzzfeed, levaram à invasão do Capitólio dos EUA nesta quarta-feira.
Outras redes
A declaração do Reddit segue uma posição semelhante à do Twitter, que bloqueou comentários em tuíte do presidente americano Donald Trump durante a invasão ao Capitólio dos EUA.
“Quanto à situação em andamento em Washington, as equipes de confiança e segurança do Twitter trabalham para proteger a conversa pública que ocorre no serviço e vão tomar medidas sobre qualquer conteúdo que viole as Regras do Twitter”.
As reações ao episódio têm mudado de acordo com o desenrolar dos acontecimentos em Washington. Por enquanto, o controle de conteúdo no Reddit segue nas mãos dos moderadores.
Imagem: Brett Jordan/Pexels/CC