Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Jack Ma, fundador do Alibaba e celebridade do mundo tech, sumiu. Desapareceu. São mais de dois meses sem que o empresário faça aparições publicamente, o que tem causado certo estranhamento, já que sua figura era mais que ostensiva, de visibilidade mundial. E que ostensivamente criticava o governo de seu país.

O empresário chinês tinha um show de talentos televisivo, o Africa’s Business Heroes, que em novembro realizou a gravação de seu último episódio. Jack Ma era um dos principais jurados, entretanto, após desaparecer, nem mesmo participou da final do programa. De acordo com o que declarou um porta-voz do Alibaba, o empresário precisou ser substituído por motivos de conflito de agendamento.

publicidade

Até recentemente, o fundador do Alibaba era o homem mais rico da China. Após as intervenções do governo sobre a indústria de tecnologia no país, principalmente relacionadas às regulamentações financeiras, Jack Ma sofreu perdas consideráveis em sua fortuna. Agora, tudo indica que ele é o quarto chinês mais rico.

Combate aos monopólios

Esses movimentos do governo da China têm como motivo, segundo os órgãos reguladores locais, combater supostas práticas de monopólio. O Ant Group, afiliado do Alibaba Group Holdings Ltd, é um dos alvos das recentes investigações chinesas. O grupo, também fundado pelo empresário desaparecido, é desenvolvedor do sistema de pagamentos AliPay, que é mais utilizado na China que os cartões de crédito.

Quando estava prestes a realizar uma oferta pública inicial (IPO) na Bolsa de Valores da China em novembro, o grupo Ant Group, Ant Financial e Alipay se viu impedido. Segundo a Bolsa de Valores de Hong Kong, o Ant Group não cumpria os padrões de listagem e requisitos de transparência.

Jack Ma desaparece em meio a uma sucessão de ocorrências importantes envolvendo o Alibaba, o Ant Group e o governo da China. Na semana passada, ainda em dezembro de 2020, o governo chinês determinou que o empresário deve reduzir o tamanho de seu império fintech. Mas o que levanta apreensão mesmo é se as duras críticas públicas feitas pelo CEO ao sistema regulatório de seu país possam ter motivado tanto essas mudanças quanto o que quer que tenha acontecido à sua pessoa. Isto é, se Jack Ma, a face do Alibaba, pode ter sido “desaparecido”.

publicidade