No mesmo dia em saíram informações de que Tim Cook poderia estar avançando com seu projeto de produzir um veículo autônomo, que pode ser lançado em 2024, Elon Musk respondeu a um tweet apresentando algumas críticas a um dos principais elementos do intitulado Projeto Titã. Segundo Musk, a nova bateria que a Apple está propondo criar é inviável e apresenta elementos que podem ter sido “inspirados” no modelo que sua empresa produz. No mesmo clima de desdém, disse também – o que foi o que quase todo mundo notou – que tentou vender a Tesla para Cook, mas o empresário recusou a se encontrar com ele.
Tudo começou com o tweet de um usuário apontando que as novidades sobre as quais a Apple está trabalhando, e que foram vazadas para a agência britânica de notícias, na verdade seriam “cópias” das ideias em que a Tesla já trabalha e que, inclusive, apresentou em uma live. Musk respondeu o post na rede social comentando achar estranho uma bateria monocelular, já que esse modelo é quimicamente impossível já que sua voltagem é 100 vezes menor que o necessário. O dono da Tesla comentou que pode se tratar de células ligadas umas nas outras (multicelular, portanto), como é o padrão produzido por sua empresa.
Strange, if true.
– Tesla already uses iron-phosphate for medium range cars made in our Shanghai factory.
– A monocell is electrochemically impossible, as max voltage is ~100X too low. Maybe they meant cells bonded together, like our structural battery pack?
— Elon Musk (@elonmusk) December 22, 2020
Outra novidade apresentada pela Apple que recebeu crítica foi o fato de que está pesquisando uma nova fórmula química que envolve fosfato de ferro lítio. Musk respondeu que essa composição também já é utilizada pela Telsa em suas baterias.
Ao final da pequena thread, o bilionário dono da SpaceX apontou ainda que durante os dias mais duros da produção do seu veículo autônomo chamado Model 3, ele entrou em contato com o CEO da Apple para apresentar uma proposta de venda da Tesla. Na época, Elon Musk ofereceu sua empresa de automóveis por 10% do valor real, mas Cook rejeitou o encontro com o empresário.
As informações são da Reuters que, inclusive, tentou contato com ambos os magnatas da tecnologia. Enquanto o responsável pela Apple recusou-se comentar a matéria, a Tesla ainda não apresentou uma resposta.
Imagem Daniel Oberhaus/Wikimedia Commons/CC