Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Voat, conhecido pela internet como “o Reddit da extrema-direita”, deixará de funcionar permanentemente no próximo dia 25. A informação foi passada pelo próprio fundador da plataforma, Justin Chastain, que afirmou que o motivo do fechamento é a ausência de qualquer investimento.

O criador do site ainda afirmou que um investidor em potencial desistiu da ideia em março deste ano, efetivamente cortando fontes de renda e manutenção da plataforma. “Eu pessoalmente decidi manter o Voat funcionando até depois das eleições americanas dos EUA de 2020”, disse Chastain. “Eu vinha pagando os custos do meu próprio bolso, mas agora eu não tenho mais dinheiro”.

publicidade
Origens do site

O Voat foi originalmente fundado em 2014, mas só ganhou proeminência na rede alguns anos depois, quando o Reddit implementou medidas de proibição a conteúdos preconceituosos, incluindo até mesmo o desligamento de um famigerado subfórum que estimulava gordofobia, além de outros quatro painéis que veiculavam discursos de ódio.

Voat

O Voat é um fórum online que ficou conhecido por não empregar censura em suas postagens, tornando-se um terreno fértil para discursos de ódio (Imagem: Voat/Captura)Com isso, o Voat, que sempre se posicionou como um fórum “livre de censuras”, ganhou a atenção da chamada “alt-right” dos Estados Unidos, bem como adeptos do movimento conspiracionista QAnon.

Investidor misterioso pulou fora

Em meio a ataques de negação de serviço e uma ordem de cessão de funcionamento do governo em 2017, Chastain chegou a alertar os usuários de um iminente desligamento do Voat, apenas para anunciar, no ano seguinte, uma parceria com um investidor para manter a plataforma funcionando. Embora não tenha nomeado este investidor, Chastain disse que foi ele quem, em março de 2020, retirou-se da parceria, sem explicar um motivo.

publicidade

“Ao invés de sentir-me com pena ou vingativo, eu vou celebrar o fato de que o Voat se manteve vivo por tanto tempo”, disse Chastain em um post de despedida. “Na minha opinião, o Voat é e sempre será a maior e mais disfuncional família da internet. Eu amo todos vocês. Cada um de vocês. Eu espero que vocês tenham uma vida que transborde felicidade e alegria”.

QAnon

Quando o Reddit baniu conteúdos de conspiração ou discursos de ódio, movimentos conservadores como o QAnon encontraram no Voat uma nova casa (Imagem: Julian Leshay/Shutterstock)

Muitos dos usuários do Voat haviam migrado de outras plataformas similares: o Gab, por exemplo, deixou-se absorver pela rede descentralizada Mastodon após um de seus usuários ter sido identificado como o culpado de um atentado a tiros em uma sinagoga em Pittsburgh, em 2018 (o caso fez com que o PayPal e o GoDaddy cortassem relações com a plataforma).

Curiosamente, o Voat enfrentou críticas de seus próprios usuários, com os conspiracionistas mais ferrenhos acusando a plataforma de ser uma operação secreta de vigilância operada por uma agência de inteligência do governo dos EUA. Chastain apenas ria das acusações.

Via The Verge

Crédito da imagem: Emily Rose (Pexels)