Surpreendendo um total de zero pessoas, a Motorola confirmou que não vai atualizar para o Android 11 os aparelhos que lançou antes de 2019. De acordo com uma lista divulgada pela empresa, o calendário de atualizações de smartphones para a nova versão do sistema operacional do Google contempla somente aparelhos lançados entre 2019 e 2020, priorizando modelos topo de linha ou de regiões específicas.
Um exemplo prático deste último parâmetro é o Motorola One Action, que só receberá o Android 11 se for um modelo adquirido fora dos Estados Unidos: aparelhos americanos deste modelo estão fora da lista. Isso porque os aparelhos latino americanos e de outros mercados fora dos EUA ainda estão integrados ao programa Android One, enquanto a variante estadunidense não.
Mais além, mesmo no caso de smartphones adquiridos na janela de tempo oferecida pela lista, você ainda pode ficar um bom tempo aguardando pela atualização: modelos como o Razr 5G ou o Edge – e configurações similares – devem ser os primeiros da fila, enquanto Moto G Stylus e Moto G9 Power, por exemplo, podem amargar uma longa espera.
Motorola e Android 11: lista de aparelhos compatíveis
Com a divulgação da relação de aparelhos a serem atualizados, saiba como a Motorola levará os seguintes modelos para o Android 11:
- Motorola Razr 5G
- Motorola Razr 2019
- Motorola Edge
- Motorola Edge Plus
- Motorola One 5G
- Motorola One Action
- Motorola One Fusion
- Motorola One Fusion Plus
- Motorola One Hyper
- Motorola One Vision
- Moto G 5G
- Moto G 5G Plus
- Moto G Pro
- Moto G Stylus
- Moto G9
- Moto G9 Play
- Moto G9 Plus
- Moto G9 Power
- Moto G8
- Moto G Famoto G8 Power
- Moto G Power
- Lenovo K12 Note
Vale citar que a lista acima não está em ordem de recebimento, porém a Motorola diz que as atualizações para o Android 11 “devem começar nos próximos meses, dependendo do suporte de parceiros”.