AndroidNotíciasGoogle Camera facilita tarefa de alinhar fotos

Lucas Berredo3 meses atrás5 min

A versão 8 do Google Camera chama a atenção por trazer sensíveis avanços no enquadramento de câmera. Agora, a presença de dois indicadores de nível – um amarelo em cima e outro branco – ajuda a alinhar quadros próximos da proporção ideal. Para quem não conhece, o GCam é o app de câmera que vem pré-instalado nos smartphones da linha Pixel do Google.

Como alinhar uma foto no Google Camera

Para ativar o indicador de horizonte virtual, basta pôr o Pixel em repouso na posição mais vertical possível. Em seguida, quando ambas as linhas aparecerem no centro, tente ajustar o eixo de inclinação horizontal até que ambas se sobreponham e formem uma linha amarela em negrito. Isso vai garantir que o telefone esteja 100% na perpendicular e ajudar a captar imagens sem distorções, úteis para enquadrar construções arquitetônicas ou paisagens. No Pixel 4a, o usuário chega a sentir uma leve vibração quando o quadro está alinhado.

Detalhe do recurso de horizonte virtual no Pixel 5
Horizonte virtual do Google Camera no Pixel 5 com os indicadores desalinhados (Reprodução/Android Central)
Detalhe do recurso de horizonte virtual no Pixel 5
Horizonte virtual do Google Camera no Pixel 5 já alinhados (Reprodução/Android Central)

Se, por um descuido, o usuário girar o aparelho ao tirar uma foto, o indicador mostra o desnível da imagem em graus. E se você ainda não se importa com a inclinação do telefone, o indicador do Google Camera também ajuda a alinhar uma imagem perfeitamente horizontal.

No caso das fotos de cima para baixo – o ideal para documentos, por exemplo –, o procedimento é parecido. Basta segurar o Pixel mantendo ele reto (dentro do possível) até que apareçam os dois indicadores para alinhar e enquadrar a imagem.

Detalhes de indicadores de nível no Google Camera no vertical
Enquadramento do Google Camera em imagens verticais (Reprodução/Android Police)

É importante destacar que algumas empresas já introduziram opções semelhantes bem antes. Você encontra funções parecidas, por exemplo, há algum tempo na câmera do iPhone.

As novas atualizações do Google Camera já estão disponíveis na Play Store. Se você não tiver o pacote no seu smartphone Pixel, tente fazer o sideload pelo APKMirror.

Imagem: Daniel Romero/Unsplash.

Via Android Police.