A pandemia do coronavírus eclodiu em um momento conturbado social e politicamente. Principalmente por questões ideológicas, como no caso dos inúmeros comentários e posts de Donald Trump com mentiras sobre o vírus, uma série de informações falsas se espalharam pelas redes sociais negando a calamidade do evento, apontando remédios “miraculosos” entre outros discursos de risco. Isso levou o Facebook e outras empresas a tomarem atitudes contra as fake news sobre o Covid-19.
Hoje, o blog oficial da empresa foi atualizado informando alguns updates que seu mecanismo de combate às notícias falsas recebeu. Agora o sistema dará detalhes trazendo comparativos para que o usuário possa entender a situação. Vai explicar exatamente por que um post foi identificado como fake.
Agora, quando alguém interagir com alguma publicação que seja mentirosa, irá receber uma notificação informando que o post foi deletado porque vai contra a política de combate à desinformação sobre o Covid-19 e pode levar a risco iminente de danos físicos. Ao clicar na notificação, será apresentada a thumbnail da publicação e informações específicas explicando o motivo pelo qual o conteúdo foi removido (por exemplo: o post alegava falsamente que a pandemia não existe). Além disso, serão mostradas opções do que fazer em seguida: Deixar de seguir a página ou sair do grupo; deixar de seguir notícias falsas sobre o tema; acessar a aba do Facebook sobre o Covid-19.
Anteriormente em abril, a plataforma de Zuckerberg havia sido atualizada, ganhando uma aba com informações relevantes a respeito da pandemia. Além disso, o Facebook ganhou um mecanismo que alerta as pessoas quando elas engajam ou deixam comentários em uma publicação com fake news sobre a Covid-19. Mostrando também os mitos derrubados pela OMS sobre o vírus. A novidade foi anunciada no post que foi atualizado hoje.
Via Phone Arena
Imagem: Joshua Miranda/Pexels/CC