AcessóriosEste Sintetizador com bocas é a coisa mais tenebrosa que você vai ver hoje

Marina Schnoor3 meses atrás4 min

Em setembro deste ano, a inventora Simone Giertz fez um vídeo mostrando como ela criou um instrumento musical feito de dentes. Enquanto a experiência dela rendeu meio que um piano/castanhola de dentaduras, a geringonça também inspirou o artista sueco Love Hulten a construir um aparelho muito, mas muito mais bizarro. O VOC-25 é um sintetizador vocal com várias bocas, cada uma com seu próprio grito de desespero.

Mas como funciona essa maravilha tecnológica, você provavelmente não está se perguntando. Mas, vamos explicar assim mesmo: o usuário sobe amostras de som no aparelho por cabo USB. Aí, uma placa Axoloti vai traduzir a entrada de MIDI em correntes contínuas através de controles dentro de uma espécie de monitor com as dentaduras de plástico. Placas personalizadas comandam o som, e alto-falantes internos tocam a composição do sintetizador de bocas de volta para o usuário.

Além disso, Hulten tem outras criações bem menos perturbadoras, como um simpático fliperama portátil de madeira, um sintetizador ao estilo synthwave e um tocador de fita cassete com “efeitos visuais inúteis”.

Voltando ao VOC-25, o sintetizador também tem modos para as bocas cantarem como um coral afinado. Mas o modo “berro” é o que mais chama a atenção, e o que mais combina com 2020, na minha humilde opinião. Infelizmente, o VOC-25 não deve chegar na loja de instrumentos musicais mais perto de você, já que é mais uma obra de arte conceitual que um aparelho que músicos fariam fila para comprar. Bom, por enquanto parece que vamos ter que gritar nós mesmos.

Via engadget.